SAÚDE

Melasma é uma doença crônica que pode ser tratada com procedimentos adequados

É necessário buscar um profissional sério na hora de fazer o diagnóstico da doença para não piorar as manchas

Michelle Rosa
Publicado em 14/09/2019 às 12:26Atualizado em 18/12/2022 às 00:17
Compartilhar

Fot Divulgação 

Daniela Almeida, explica que manchas escuras no rosto, testa, bochechas e nariz podem ser desencadeadas pelo calor

As manchas escuras no rosto em geral, na testa, bochechas e nariz, podem afetar a qualidade de vida, de quem convive com algumas patologias relacionas a pele. E no caso de quem tem melasma não é diferente.

Apesar de não doer, e de não trazer graves problemas a saúde, o melasma é uma doença crônica que não tem cura, mas que pode ser tratada com procedimentos adequados. A doutora e fisioterapeuta dermato funcional, Daniela Almeida, explica que a doença pode ser desencadeada pelo calor. “A exposição ao sol e ao vapor de forma geral podem agravar, o aparecimento das manchas na pele, dentre outras possibilidades, como condições hormonais e a predisposição genética. E apesar de não ter cura para o melasma, é possível fazer o controle com tratamento adequado e acompanhamento continuo com profissional da área ”, comenta Daniela. 

Ainda de acordo com a fisioterapeuta dermato funcional, é necessário buscar um profissional sério na hora de fazer o diagnóstico da doença, para que o tratamento escolhido não agrave, ocorrendo assim a piora das manchas. “Há uma variação nos procedimentos e tratamentos, mas sempre a orientação geral é que as pessoas se protejam do sol e façam uso de filtro solar”, esclarece.

Questionada sobre o volume de tratamentos que existem no mercado a doutora indica o microagulhamento e o peeling químico, para tratar e clarear as manchas causadas pelo melasma.

No caso do microagulhamento, o tratamento acontece através das pequenas e suaves perfurações causadas pelas microagulhas. “Elas reduzem a pigmentação das manchas na pele, que aliada a outras técnicas que auxiliam no clareamento das marcas, acelerando, assim, a remoção das mesmas”, explica.

Já o peeling químico, o procedimento realizado, promove a renovação da pele. “Ele ajuda a fazer uma esfoliação, fazendo a renovação celular. O resultado é o clareamento das manchas”, destaca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por