SAÚDE

Alterações no metabolismo de gordura estão ligadas à progressão da ELA

Investigação do funcionamento de neurônios trouxe novos insights sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica

Publicado em 24/08/2019 às 10:54Atualizado em 17/12/2022 às 23:42
Compartilhar

Foto/Divulgação

Investigação do funcionamento de neurônios trouxe novos insights sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica

Um estudo observacional, realizado por pesquisadores do Instituto de Química (IQ) da USP e do Cepid Redoxoma, trouxe achados importantes relacionados à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença neurodegenerativa que afeta os movimentos e a respiração. O grupo investigou todos os lipídios presentes em tecidos do sistema nervoso central de ratos portadores de ELA e mostrou que há um acúmulo de ésteres de colesterol e uma diminuição dos níveis de cardiolipina na medula espinhal desses animais. Os resultados estão em um estudo publicado no periódico Scientific Reports.

Os lipídios – ou moléculas de gordura – são encontrados em grande quantidade e variedade no sistema nervoso central e desempenham funções importantes: controlam a fluidez das membranas celulares e formam uma espécie de capa, chamada bainha de mielina, que facilita a transmissão de impulsos elétricos. Alterações no metabolismo lipídico em neurônios estão associadas ao envelhecimento e ao aparecimento de doenças neurodegenerativas. “Essas alterações poderiam ser consequência do estresse oxidativo e do aumento de radicais livres”, explica Adriano Britto, primeiro autor do estudo. “O nosso objetivo foi entender a relevância dessas moléculas na progressão da ELA.” O estresse oxidativo é o desequilíbrio entre a produção de radicais livres, prejudiciais às células, e de antioxidantes, que as protegem desses danos.

Estudos anteriores já haviam descrito a presença e o aumento desses compostos no sistema nervoso. O que o grupo fez de novo foi, por meio de uma técnica chamada espectrometria de massa, caracterizar e quantificar todas as moléculas de gordura no cérebro, dando um passo adiante na busca por novos tratamentos.

*USP

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por