SAÚDE

Escovação de forma correta garante limpeza dos dentes

Enxaguantes conseguem minimizar a placa bacteriana, mas a melhor forma de limpar os dentes é através de uma boa escovação

Michelle Rosa
Publicado em 24/08/2019 às 10:51Atualizado em 17/12/2022 às 23:42
Compartilhar

Foto/Divulgação

A odontóloga Raquel Sylvia de Oliveira diz que escova, com creme dental e fio dental são suficientes para uma boa higienização oral

Todos sabem da importância de uma boa higiene bucal para manter a saúde, de um modo geral, em dia. O uso de escova, creme e fio dental são os métodos mais utilizados para prevenir o aparecimento de cáries e doenças periodontais. Alguns, porém, acreditam que a sua eficácia possa ser aumentada quando associados ao uso dos enxaguantes bucais, além de muitos outros mitos relacionados à higiene oral, que afirmam que apenas a escovação não seria suficiente.

De acordo com a odontóloga Raquel Sylvia de Oliveira, os enxaguantes bucais conseguem, sim, remover um pouco das bactérias ou minimizar a placa bacteriana dos dentes, mas a melhor forma de limpá-los é através de uma boa escovação e o uso correto do fio dental.

“Limpar os dentes apenas com escova (com creme dental) e fio dental são suficientes para uma boa higienização oral, pois os dois são indispensáveis. É importante dizer, também, que as pessoas devem estar atentas à qualidade, e não à quantidade de vezes da escovação. E, tratando-se de fio dental, recomendo a fita dental, por ser ela mais fina e de fácil manuseio entre a gengiva e o dente, proporcionando uma saúde bucal mais saudável”, explica.

Questionada sobre a variedade de cremes dentais encontrados nos mercados e a eficácia do produto, a especialista destaca que eles são um componente importante na higienização. “O creme dental é fundamental para a higiene bucal, pois nele contém alta concentração de fluoreto de sódio (NaF) e varia desde acima de 1.500 partes por milhão (ppm) a 5.000 ppm, que é a concentração máxima disponível, sendo utilizado particularmente para a prevenção e o controle da cárie dentária entre indivíduos que apresentam alto risco”, esclarece.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por