SAÚDE

Técnica poderá aumentar em 70% teor de resveratrol no suco de uva

A substância previne doenças coronárias, reduz níveis de colesterol ruim (LDL) e tem ação anti-inflamatória

Publicado em 24/08/2019 às 10:41Atualizado em 17/12/2022 às 23:42
Compartilhar

O FoRC (sigla em inglês para Centro de Pesquisa em Alimentos), considerado um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp, está trabalhando para desenvolver uma técnica que poderá aumentar em 70% o teor de resveratrol no suco de uva. A substância, presente no vinho, previne doenças coronárias, reduz níveis de colesterol ruim (LDL), tem ação anti-inflamatória e fortalece o sistema muscular. A pesquisadora Laís Moro, doutoranda em Ciência dos Alimentos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e bolsista da Fapesp, desenvolveu uma técnica para estimular a produção de resveratrol naturalmente nas plantas.

“Os resultados preliminares indicam que, com o tratamento, houve um aumento de 70% desse composto no suco, que se manteve mesmo após armazenamento de seis meses”, disse. O estudo foi coordenado por Eduardo Purgatto, pesquisador do FoRC. Os testes foram realizados no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, com duas variedades de uva, totalizando 240 litros por região, sendo que parte das videiras era tratada e a outra não. Além do resveratrol, os pesquisadores observaram um aumento significativo de outras substâncias, como antocianinas e flavonoides, também aliadas na promoção da saúde.

Segundo Moro, o próximo passo é avaliar se os resultados se reproduzem em um segundo ano de estudo, para comprovar o potencial do tratamento. O processo de fabricação do vinho, que envolve fermentação, favorece a extração de resveratrol e de outros compostos bioativos da uva, mas nem todos podem consumi-lo. “O novo suco é direcionado a crianças, idosos e pessoas que não podem ou não gostam de consumir vinho. Seria uma alternativa que une o prazer do sabor aos componentes terapêuticos”, diz a pesquisadora.

*Agência Fapesp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por