SAÚDE

Terapia por ondas de choque alivia dores crônicas e resgata qualidade de vida

O tratamento é indicado também para procedimentos estéticos, como redução da celulite e da gordura localizada

Michelle Rosa
Publicado em 23/03/2019 às 10:30Atualizado em 17/12/2022 às 19:15
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Doutor Igor Oliveira, da Fisiocor (3312-0000), explica que as ondas mecânicas podem ser usadas para pacientes com enfermidades como tendinite e bursite

Tem sido cada vez mais comum a convivência com pessoas que sentem alguma dor, seja ela crônica ou funcional. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que cerca de 30% da população mundial sentem algum tipo de dor crônica. Especialistas avisam: conviver com a dor não é normal. Isso porque, mesmo sendo a dor um sinal de alerta, muitas pessoas deixam de dar a ela a devida atenção.

O fisioterapeuta Igor Oliveira, do Centro de Prevenção e Reabilitação Físico e Mental – Fisiocor (3312-0000), revela que as dores aparecem por questões variadas, mas que todas elas podem ser tratadas, levando qualidade de vida para quem convive com o problema. O especialista revela que existem muitos tratamentos não invasivos que auxiliam nos processos, como é o caso da terapia de ondas de choque, usando ondas mecânicas de alta pressão para o tratamento de diversas condições musculoesqueléticas.

Segundo o doutor, a tecnologia já é consagrada em países como Alemanha e Suíça. No Brasil, a técnica é muito utilizada nas grandes capitais e indicada para pacientes com enfermidades como tendinite do ombro, tendinite patelar, epicondilites, bursites, fascite plantar e esporão do calcâneo.

“A terapia funciona pela penetração das ondas no tecido sem lesão da pele, dos vasos e dos nervos. Ao atingirem o local lesionado, as ondas de choque promovem estímulos mecânicos, que induzem uma série de efeitos, incluindo o tão esperado alívio da dor e redução da inflamação”, explica o fisioterapeuta, acrescentando que os principais benefícios são o rápido alívio da dor e a restauração da mobilidade.

Estética. Os benefícios do tratamento são tão amplos que as ondas de choque também são indicadas para procedimentos estéticos, como redução da celulite e da gordura localizada, flacidez da pele, modelagem não invasiva corporal, estrias e cicatrizes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por