Ministro Joaquim Barbosa apela para tratamento PRP
Atormentado por dores na coluna, o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do Mensalão e futuro presidente do Supremo Tribunal Federal, está em tratamento...
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
- José Fábio Lana destaca que pesquisas têm demonstrado que o PRP acelera a cicatrização de tecidos moles e ósseos
Atormentado por dores na coluna, o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do Mensalão e futuro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), está em tratamento “alternativo”, em Dusseldorf, na Alemanha, desde o dia 29 de outubro. É onde está sediado o Centro de Medicina Integrada Boewing-Molsberger, especializado em tratamento inovador de coluna, baseado em aplicações de plasma rico em plaquetas (PRP).
De acordo com o ortopedista especialista em Medicina Esportiva e Regeneração Tecidual, José Fábio Lana, a técnica já é desenvolvida e aplicada em Uberaba, através de pesquisas realizadas em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), desde 2007. O médico destaca que é um procedimento seguro e que tem garantido rápida recuperação de lesões músculo-esqueléticas, primeiramente em atletas e que depois se expandiu para o tratamento de outras doenças envolvendo a área. “Os pacientes respondem muito bem ao tratamento e a maioria volta a realizar atividades físicas sem nenhuma dificuldade”, explica.
O especialista esclarece que o PRP é um preparado feito com o sangue colhido do próprio paciente, o que impede rejeições. “O sangue é centrifugado e a porção inferior do plasma, que é rica em plaquetas, é separada para a aplicação na região lesada. Pesquisas têm demonstrado que o PRP acelera a cicatrização de tecidos moles e ósseos, por meio da liberação de fatores de crescimento plaquetários que reúnem células novas e dão um importante suporte no processo de regeneração tecidual”, frisa.
Como o plasma é preparado com o sangue coletado do próprio paciente, não há reações alérgicas ou imunológicas. “Trata-se de usar o potencial de cicatrização de cada indivíduo em favor dele mesmo. Tem sido utilizado especialmente nas lesões musculares e tendinites em geral. Há também a indicação como coadjuvante na cirurgia ortopédica de uma forma geral”, completa José Fábio Lana.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- Cresce a busca pela cirurgia retirada de próteses mamárias
- Meditação on-line e conduzida será oferecida por extensão da UFTM
- Excesso de atividade física pode ser prejudicial, alerta médico
- A delicada traição da memória: quando devemos procurar um médico devido ao esquecimento?
- Oito em cada 10 pacientes que se curaram da Covid-19 podem ter sequelas neurológicas
- 5 exercícios para idosos praticarem em casa; confira
- Infecção com variante do coronavírus parece ter fase aguda mais longa, diz estudo
- Ocupação de leitos faz com que Triângulo Norte envie pacientes para outras regiões
- Brasil deve participar de testes com medicamento spray contra covid-19
- Busca por otoplastia no Google aumenta 160% durante a pandemia
Podcast
Continua depois da publicidade