JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 01 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Zoonoses inicia na 2ª novo levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

16/10/2021 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

O Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses realiza, a partir de segunda-feira (18), um novo Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). Serão percorridos quase sete mil imóveis da cidade para a pesquisa.

De acordo com o chefe da Seção de Controle de Endemias, Diogo Barros, o trabalho deve se estender até sexta-feira (22) ou sábado (23), em caso de chuva.

Barros explica que os agentes estarão devidamente uniformizados e também estão preparados para seguir as regras sanitárias durante as visitas, devido à pandemia de Covid-19. “Pedimos para que a população abra suas casas. Todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos e as equipes estarão usando máscara e álcool em gel. É fundamental que a população saiba dessa segurança para atender a nossa equipe com tranquilidade e, assim, podermos traçar o melhor caminho para combater o mosquito transmissor da dengue”, disse.

O LIRAa ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do Aedes aegypti e norteia as próximas ações de combate ao mosquito, conforme as áreas que apresentarem maior risco. Índices de infestação predial inferiores a 1% não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação dos imóveis pesquisados é maior que 4%.

A pesquisa realizada em março apresentou o índice de 8,25% em Uberaba, o que apontou risco de surto de dengue na cidade. As residências foram os locais com os maiores depósitos, sendo lixo (30,7%) e vasos com água, pratos, pingadeiras e recipientes de degelo (28,14%) os criadouros predominantes.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia