JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 24 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Araxá sanciona lei para distribuição gratuita de absorventes higiênicos

Absorventes serão distribuídos para alunas das escolas municipais e mulheres carentes

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

28/08/2021 - 09:33:22.

Araxá sancionou nesta sexta-feira (27) uma lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e a estudantes das escolas públicas municipais.
 
O prefeito da cidade do Alto Paranaíba, Robson Magela (Cidadania), confirmou que a distribuição começa a ser feita ainda este ano, tanto nas escolas da rede municipal quanto nas cestas básicas já distribuídas pela secretaria de Ação Social.
 
Para a secretária de Educação de Araxá, Zulma Moreira, a proposta vem de encontro à promoção da dignidade menstrual. Segundo a secretária, nas escolas de bairros mais carentes, os professores presenciam inúmeras situações vivenciadas por alunas por falta de condições para ter o item de higiene pessoal.
 
Vereadoras foram autoras da lei
 
A lei sancionada foi  aprovada por unanimidade no dia 10 de agosto. A apresentação foi feita por três vereadoras da Câmara de Araxá, a professora Leni Nobre (PT), Maristela Dutra (Patriota) e Fernanda Castelha (PMN).
 
De acordo com a vice-presidente da Câmara, Fernanda Castelha, a ideia de tratar o tema como política pública surgiu entre as três parlamentares, ao mesmo tempo.
 
Já a vereadora Maristela destaca que a lei não só regulamenta a distribuição do item de higiene como também sugere a promoção de debates visando o desenvolvimento do pensamento livre de preconceito em torno da menstruação e de informações sobre a saúde feminina. 
 
*Com informações do jornal Estado de Minas

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia