JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 25 de setembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Veterinário alerta sobre surto de cinomose em Uberaba e ressalta importância da vacina

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

25/07/2021 - 00:00:00. - Por Raiane Duarte

Foto/Reprodução

O médico veterinário Cláudio Yudi, que atua no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), alertou os tutores de cães sobre a importância da vacinação para os animais. Segundo o especialista, a situação é preocupante, pois, atualmente, a cidade enfrenta um crescimento nos casos de cinomose, doença que pode afetar o sistema nervoso dos cachorros. 

“É uma doença específica de cães, não passa para seres humanos e está aumentando o número de casos por causa da baixa temperatura. E uma coisa muito importante é que os animais não estão sendo vacinados, isso nos preocupa muito”, explicou o veterinário. 

O profissional ainda lembra que a situação pode ser completamente evitada, porque existe vacina para a doença, que pode ser encontrada em qualquer clínica veterinária. Conforme Yudi, as vacinas são aplicadas anualmente nos cães adultos, enquanto nos filhotes existe toda uma sequência de aplicações de três ou até quatro doses.

Ainda segundo o veterinário, o hospital pretende fazer um levantamento sobre este cenário. Ele adianta, porém, que nas consultas, quando questionados, muitos tutores afirmam que não vacinaram os animais ou que não se lembram quando foi a última aplicação. “Também estamos pedindo para a população levar os seus cães para tomarem a vacina, pois, além da raiva, há a cinomose e outras doenças que são evitadas por meio das vacinas”. 

A cinomose é uma doença que tem vários sintomas e os principais são: olho lacrimejando e saindo secreção amarela, que lembra pus; o animal para de comer e perde peso e, também, tem diarreia. Há ainda os casos em que o sistema nervoso é afetado, quando os cães têm “tiques nervosos” e paralisias. Por fim, com a evolução do quadro, podem chegar à morte. Desta forma, é importante lembrar, mais uma vez, que é uma doença que pode ser totalmente prevenida com a vacinação.

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia