JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 29 de julho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Hemocentro Uberaba tem queda de até 40% no número de doadores de sangue

Junho é o mês dedicado à doação de sangue; veja como colaborar

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

13/06/2021 - 07:08:47. - Por Rafaella Massa


Coordenador do Hemocentro Uberaba, Paulo Juliano Martins convoca à doação de sangue, que caiu drasticamente nos últimos tempos (Foto/Jairo Chagas)

Além de ser fundamental para a vida, o sangue é produzido apenas por seres humanos. Mesmo com toda evolução tecnológica que recria órgãos e auxilia na saúde dos humanos, a ciência ainda não foi capaz de recriar de forma artificial este fluido, tão necessário à preservação da vida humana. Por isso, é necessário que os bancos de sangue estejam sempre com o estoque confortável para servir as equipes médicas em situações de salvamento ou em cirurgias eletivas.

Porém, a situação em Uberaba passa longe do conforto. De acordo com o coordenador da Fundação HemoMinas de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, os estoques estão em estado crítico, muito abaixo da média necessária para garantir a segurança dos cidadãos. O médico explica que é necessário que sejam recolhidas cerca de 70 bolsas de sangue por dia. Mas a realidade é de um recolhimento de 50 a 60 bolsas por dia, quando o período está próspero, e 20 a 30 bolsas por dia nos períodos mais difíceis.

“Neste período estamos tendo um déficit. Caiu entre 30 a 40% o número de doadores. Às vezes estamos esperando 10, 15 doadores e vêm só cinco, aí as coisas ficam difíceis. Nós temos uma estrutura montada para acolher 70 doadores, e isso preocupa a gente. Nosso déficit de sangue O+ está 40%, abaixo do estoque ideal, o A+ está em torno de 30%, o O- está em torno de 20% abaixo e o A- também. São sangues que usamos com frequência. Nós estamos apelando para a comunidade que venha fazer a doação neste momento delicado que todo mundo está passando, não é só o hemocentro, são todos os serviços”, relata Paulo. Ainda segundo o coordenador, uma média de 2.000 a 2.500 bolsas de sangue são doadas, por mês, pela fundação em Uberaba.

Neste momento delicado de baixa no estoque, Paulo Juliano pede que os cidadãos se conscientizem sobre a importância da doação de sangue. “Nós precisamos de ter doadores de sangue sempre, porque pode correr o risco de faltar sangue, adiar cirurgias. Existem cirurgias que são eletivas, aquelas que não são com urgência, essas podem postergar até ter um estoque de sangue adequado, para não correr risco naquela cirurgia. Então, quando o estoque está baixo, temos que protelar a cirurgia e atrasar os tratamentos. E infelizmente a doença existe. Às vezes o doador não existe para vir, mas a doença existe. A comunidade de doadores de sangue de Uberaba é muito sensível à causa, então, a gente faz um apelo, e eles vêm fazer essa doação”, conta.

O hemocentro fica aberto no período matutino, das 7h30 às 11h30 e no período vespertino das 13h30 às 17h30 (exceto sábados). Além disso, todas as segundas quartas-feiras acontecem as coletas noturnas, das 16h às 20h.

Para realizar a doação é preciso pesar acima de 50 kg e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h. São retirados cerca de 300 ml de sangue. Cada bolsa salva até quatro vidas.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia