JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 20 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Coaching promove resultados positivos no emagrecimento

Técnica ajuda pessoas a descobrir pontos fracos, a desenvolver estratégias para superar dificuldades e a planejar o emagrecimento

Última atualização: 21/04/2012 - 09:05:45.

De origem inglesa, a palavra Coach significa treinar ou orientar. A partir dessa idéia, estudiosos criaram o Coaching, um método que busca revelar recursos internos e promover o despertar da consciência para ajudar pessoas a conseguir alcançar os mais variados objetivos. Até agora o processo se aplicava apenas a áreas como negócios, carreira e vida pessoal, mas uma terapeuta descobriu que suas técnicas, associadas ao método da Programação Neurolinguística (PNL), também são capazes de promover resultados positivos para quem busca emagrecer.
De acordo com Milene Léo, terapeuta em PNL e Coaching para emagrecimento, os tratamentos convencionais geralmente envolvem dietas, procedimentos estéticos, exercícios físicos e medicamentos, quando necessários. Eles funcionam para algumas pessoas enquanto outras engordam novamente ou nem conseguem emagrecer.
“O que fazemos através do Coaching é pegar os pontos fortes do cliente, para alavancá-lo ainda mais, ou algum ponto fraco que ele queira melhorar. Vamos descobrir por que esse ponto está fraco e como a pessoa pode atuar nele para melhorá-lo”, revela Milene.
A terapeuta destaca que especificamente no caso do emagrecimento, esse método foi desenvolvido de maneira complementar pelo médico Antônio Olintho Fossa Júnior. Milene Léo afirma que o
Coaching para o emagrecimento não é um método alternativo para o emagrecimento. “É uma ferramenta complementar que produz excelentes resultados, alinhando a motivação e a energia necessárias para o processo de emagrecimento, e ainda para a manutenção dos resultados. O Coaching pode e deve ser realizado em conjunto com outros profissionais, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos”, frisa a especialista.
Neste caso, a função do
Coaching, segundo a terapeuta, seria mostrar à pessoa interessada em emagrecer quais serão os caminhos e metas que ela deverá adotar para seguir a dieta corretamente e a programação física necessária para o resultado que se quer alcançar. Ou seja, o profissional que conhece as técnicas do Coaching funciona como um treinador, orientador ou guia de caminhos e tarefas. “Fazemos a própria pessoa descobrir quais são os sentimentos que a fazem comer mais do que o necessário. Se for falta do que fazer, a orientação é que a pessoa busque atividades que dão tanto prazer quanto comer, mas que servirá como substituto para a comida, fator responsável por provocar a engorda”, explica a profissional.
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia