JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 16 de junho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Anvisa quer debater qualidade de medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu Consulta Pública com pesquisadores e profissionais da área

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

Última atualização: 26/05/2010 - 09:23:17.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu Consulta Pública com pesquisadores e profissionais da área, propondo revisar 82 monografias da Farmacopeia Homeopática Brasileira (FHB). Essas pesquisas apresentam os requisitos para o controle de qualidade de insumos utilizados na formulação desse tipo de medicamento no Brasil.

Das 82 monografias, em torno de 46 são de substâncias inéditas e 36 são revisões de estudos que já existiam na 2ª edição da FHB. E o objetivo seria ampliar a quantidade de substâncias, buscando ainda ser mais simples, direto e objetivo. O uso da Farmacopeia Homeopática é obrigatório em farmácias e indústrias de medicamentos homeopáticos para impedir problemas como intoxicação, baixa resposta terapêutica e contaminação microbiológica ou química em produtos farmacêuticos.

Para isso, as monografias descrevem especificações sobre características físicas e físico-químicas até metodologias de análise das substâncias utilizadas nos medicamentos homeopáticos. Poucos países no mundo possuem uma Farmacopeia adotada oficialmente. Entre eles, França, Alemanha, Índia, Estados Unidos e México. A Comunidade Europeia também está elaborando um resumo para garantir a qualidade do medicamento homeopático consumido em todo o continente.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia