SAÚDE

Treze casos de coronavírus estão confirmado no Brasil

Após aumento de casos, Bolsonaro avalia pronunciamento sobre coronavírus nesta sexta

Publicado em 06/03/2020 às 10:05Atualizado em 18/12/2022 às 04:43
Compartilhar

Já são treze casos de coronavírus no Brasil. Nesta sexta-feira (6), o governo da Bahia confirmou o primeiro caso da doença no Nordeste. Trata-se de uma mulher de 34 anos que mora em Feira de Santana, a cerca de 120 quilômetros da capital, Salvador. Ela retornou da Itália no último dia 25. O país é o principal epicentro de Covid-19 na Europa. Ela passou pela cidade de Milão, no norte italiano, que concentra grande parte dos casos. Assintomática, a mulher cumpre quarentena em casa e segue monitorada pela Vigilância em Saúde da Bahia.

São Paulo tem 10 casos, e os demais foram registrados no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na Bahia. Um caso aguarda a contraprova no Distrito Federal. Há um total de 768 casos suspeitos, eram 635 no boletim anterior. 480 casos foram descartados desde o início do monitoramento

A secretaria estadual de Saúde da Bahia informou que as amostras foram coletadas em um hospital particular de Salvador e foram enviadas para a Fiocruz, onde o diagnóstico positivo foi confirmado. A mulher seria assintomática, semelhante ao quarto caso confirmado no Brasil, uma menina de 13 anos que também viajou à Itália.

Dos 73 casos suspeitos do Covid-19 na Bahia somente 23 seguem em análise; 21 foram descartados por não se enquadrarem nos critérios do Ministério da Saúde e 29 acabaram excluídos por exames laboratoriais. Transmissões internas

Além dos casos confirmados de Covid-19 no Brasil, o país registrou dois casos não “importados” do exterior. Isso significa que já há transmissão local do coronavírus no Brasil. Sem ainda ter conhecimento que havia sido contaminado com coronavírus, um homem, de 61 anos, transmitiu o vírus para um amigo durante um churrasco, em São Paulo. O idoso esteve na Itália entre 9 e 21 de fevereiro. Outros 30 familiares participavam da confraternização. De acordo com o Ministério da Saúde, duas pessoas foram infectadas no Brasil pela primeira pessoa confirmada com a doença. Como estes dois casos não foram "importados", pois os pacientes pegaram a doença no Brasil, o país passa a ter transmissão local do vírus. Com isso, é possível que a OMS insira o Brasil na lista de territórios monitorados para a doença. Após aumento de casos, Bolsonaro avalia pronunciamento sobre coronavírus

O presidente da República, Jair Bolsonaro, avalia fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV ainda nesta sexta-feira, 6, sobre o avanço do coronavírus no País. Segundo auxiliares do presidente, o discurso ainda não foi gravado.

Bolsonaro se reuniu pela manhã com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O encontro ocorreu logo após a Secretaria de Saúde da Bahia confirmar o nono caso de contaminação no País.

"Sempre quando temos essas mudanças de nível, eu sempre deixo o presidente a par. Ele está no comando de todos os ministérios. E (são) as mesmas orientações que ele me deu no início, converse com a população, transparência total nos dados, vamos transmitir calma para a população", disse o ministro após o encontro.

Mandetta contou que apresentou ao presidente preocupações "típicas" da pasta, como a alta de preço para compra de máscaras para proteção. Ele também voltou a dizer que a transmissão da doença é diferente da comunitária ou sustentada, ou seja, não é massiva.

Para Mandetta, "o mundo não pode parar" por causa do coronavírus "O que precisa é ter cautela, precaução, cuidados, mas nada que seja intransponível", defendeu.

O Brasil já conta com 13 casos confirmados de coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde atualizados às 16 horas desta sexta-feira. Dez desses casos estão no Estado de São Paulo e há um no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo e um na Bahia.

Ao todo, o País tem 768 casos suspeitos da doença e 480 análises já foram descartadas. Uma mulher de 52 anos do Distrito Federal aguarda resultado de contraprova (para confirmar ou não a doença) em uma sala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) montada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília. (Por Camila Turtelli e Jussara Soares/Estadão Conteúdo)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por