JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 19 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Continua depois da publicidade



Janeiro Branco: Clínica promove atividades gratuitas sobre saúde mental

O movimento #CírculoPelaVida busca alertar a comunidade sobre questões relacionadas à saúde mental e emocional

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

12/01/2022 - 00:00:00.

A campanha Janeiro Branco é uma iniciativa desenvolvida no primeiro mês do ano, com foco na saúde mental e emocional. Para 2022, a Clínica Círculo preparou uma série de atividades gratuitas em Uberaba para a população. O movimento #CírculoPelaVida conta com ações que vão desde palestras online até a prática de yoga e caminhada.

“Somos uma clínica que cuida da saúde mental, então neste mês de conscientização achamos muito importante abrir espaço para o diálogo com a comunidade”, explicou a psicóloga e psicanalista Sandra Abadia Gomes de Andrade, responsável pela Círculo.

Em 2022, a campanha nacional Janeiro Branco chega à sua 9ª edição e faz um alerta à humanidade: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, “o mundo pede saúde mental”.

O cronograma de atividades da Clínica Círculo começa na próxima semana. Todas as palestras serão realizadas de forma online, às 20h, pelo Google Meet e o link será disponibilizado através das redes sociais da clínica.

Na quarta-feira, dia 12, o médico psiquiatra, Estêvão Scotti, irá ministrar a palestra “Atualidade Psiquiátrica na Pandemia”. Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em psiquiatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em psiquiatria pela Cardiff University (UK), com ênfase em Transtornos Afetivos, Scotti atualmente é diretor da Casa de Saúde Saint Roman, no Rio de Janeiro.

Já na quinta-feira, dia 13, a psicóloga clínica, Sonária Alcantara Lucas Martins, trará a palestra “Hospital Dia: Uma Experiência de 50 Anos”. A palestrante é especialista em psicoterapia com orientação psicanalítica pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Clínica em Psicanálise da Universidade Santa Úrsula (CEPCOP -USU). Sonária é Diretora Operacional da Casa de Saúde Saint Roman e Coordenadora do Espaço Conviver-Hospital Dia.

No dia 26, o tema da palestra é “Aprendemos (ou não) Com a Experiência da Pandemia”. A palestrante é a doutora em enfermagem pela Universidade de São Paulo, Maria Júlia Paes da Silva. A experiência da profissional conta com ênfase na comunicação interpessoal e terapêutica, humanização e qualidade nos atendimentos e práticas integrativas e complementares de saúde.

Será promovida ainda, durante o mês, a “Exposição de Artes”, no Anfiteatro Cecília Palmério, localizado na Uniube, campus Centro. A mostra ficará aberta ao público do dia 19 ao dia 21, das 9h às 21h. Pensando na sinergia entre o bem-estar físico e mental, a clínica também planejou atividades ao ar livre. No domingo, dia 23, será realizado o “Yoga na Praça”, na Uniube, campus Aeroporto, a partir das 9h. A Círculo encerra a programação no último domingo do mês, dia 30 de janeiro, com uma caminhada na Praça Pôr do Sol, às 9h.

As inscrições para o yoga serão abertas em breve. Já para participar da caminhada, é necessário doar 1kg de alimento não perecível. Em troca o participante receberá a camiseta do projeto. Todo o alimento arrecadado será doado para o Instituto Maria Modesto (antigo Sanatório Espírita).

Durante as ações do Janeiro Branco também serão oferecidas algumas oficinas gratuitas, porém os convites limitados serão repassados para profissionais de saúde mental, para que eles possam convidar seus pacientes para conhecer o trabalho da Círculo.

Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco ocorre em nível nacional e foi idealizada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, na cidade vizinha a Uberaba, Uberlândia. A partir disso, a campanha ganhou força e começou a ter adesão de psicólogos, instituições e mídias, dando espaço para o debate sobre saúde mental e emocional, sentido da vida, qualidade e bem-estar, além de harmonia nas relações humanas.
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia