SAÚDE

Frio pode aumentar em 30% risco de infarto e AVC; saiba como se prevenir

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 05/07/2021 às 20:47Atualizado em 19/12/2022 às 03:11
Compartilhar

Foto/Agência O Globo

O inverno rigoroso, com queda brusca de temperatura e tempo seco, é um agravante significativo dos casos de infartos e acidente vascular cerebral (AVC). Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o frio potencializa os quadros de derrame e aumenta em 30% o risco dos infartos e AVCs. Além de manter uma alimentação saudável, outras atividades durante a estação podem evitar o agravamento das emergências.

Essas ocasiões acabam se tornando mais comuns no inverno porque o organismo concentra esforços para manter o calor interno do corpo, que deve ficar em torno de 36,1ºC. Assim, quando as terminações nervosas da pele se ressentem com o frio, estimulam a produção de um tipo de catecolamina. Entre outras funções, essa substância acelera o metabolismo para evitar a perda de calor, como forma de proteger o funcionamento de órgãos vitais internos, de acordo com a pesquisa do INC.

Em Uberaba, o gestor das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Márcio Dias, confirma a posição e diz que essa é uma preocupação recorrente dos serviços de atendimento do município. “Mesmo que a pessoa faça todo o tratamento corretamente, continua sujeita a sofrer infartos e AVCs. No caso de infartos, observamos um impacto muito maior por causa do frio”, declara.

Para diminuir os riscos durante o período, o médico oncologista Dráuzio Varella sugere, além alimentação rica de nutrientes e sem excesso de gorduras, o bom condicionamento físico com atividades moderadas. Dráuzio diz que um outro ponto de atenção é a vacina contra a gripe. Ela deve ser tomada todos os anos por idosos e portadores de doenças crônicas. O ideal é que a vacinação seja feita antes do início do outono, para estarem protegidos no inverno, quando são mais comuns os casos de gripes e outras doenças respiratórias.

A outra recomendação é estar sempre alerta. O ideal é evitar a prática de exercícios ao ar livre se a temperatura estiver abaixo de 14ºC.  No entanto, independente do clima, é muito importante estar atento aos sinais de infarto ou AVC. Os sintomas de infarto são dor no peito que irradia para os braços, falta de ar e sudorese abundante, e os sintomas de AVC são dormência súbita na face ou nos membros de um lado do corpo, comprometimento da fala e da visão e tontura. Ao perceber quaisquer dos indícios, é preciso procurar assistência médica urgente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por