JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 10 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Arteterapia é um recurso para aliviar o estresse durante a pandemia

Brasileiros tiveram aumento de 80% do quadro de ansiedade e estresse

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

06/04/2021 - 00:00:00.

Por Letícia Marra

Os impactos da pandemia da covid-19 na vida das pessoas são incalculáveis, especialmente em relação à saúde mental. Desde o início do isolamento social, os quadros de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ). Outra realizada pela Universidade de São Paulo (USP), em onze países, declara que o Brasil lidera os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia. 

Relacionado a isso, formas de tentar combater a ansiedade e a depressão são crescentes. Passando a maior parte do tempo em casa, a energia precisa ser gasta de alguma forma, como assistindo TV, passando mais tempo nos celulares e tablets ou consumindo mais álcool. Mas esses não são métodos nem eficientes, tampouco saudáveis. 

Leia também: Quando a angústia causada pela pandemia vira doença? 

Sem saber como lidar com o isolamento, crianças têm diferentes manifestações; saiba identificar 

Um recurso que pode fazer bem a quem não tem como sair de casa pode ser a arte. Na avaliação da arteterapeuta Elisa Carvalho, é através da arte que o homem se humaniza, inventa soluções e inovações, inserindo o processo criativo no dia a dia. “A arte é uma forma de falar sem ter palavras, de externar o que está aprisionado, devido à pandemia”, acrescenta a profissional. 

Elisa ainda conta que o trabalho com a arte na pandemia a ajudou e também a seus alunos a não caírem em angústia extrema. “Pra mim foi muito importante não parar, ter ainda contato com as pessoas… Me propus também em não deixar que outras pessoas entrassem em depressão. Eu sei que esse foi um trabalho que fez bem tanto pra mim quanto fez bem para muitos dos alunos", finaliza a artista, que atualmente tem 50 alunos de modo remoto. 

A arteterapia é a união da arte com o relaxamento, uma prática que concilia o terapêutico com o lúdico, a fim de proporcionar alívio de estresse e cuidado com a saúde mental. É importante reforçar que cada um encontre, com as ferramentas que tem, uma forma de catalisar o estresse do dia a dia e se revitalizar, mesmo que estejam em casa. 

O fotógrafo Rodrigo Garcia também encontrou um novo jeito de inserir a arte nesse momento delicado. O profissional tem um projeto que pretende aproveitar esse período em casa para contar histórias, documentar o dia a dia e explorar o espaço que estamos. “Durante toda a aula eu vou mostrando várias imagens dos meus projetos fotográficos, então acredito que a aula em si acaba sendo também meio que uma exposição, um momento para parar e contemplar”, complementa o fotógrafo.

Em junho de 2020, foi instaurada a Lei Aldir Blanc, Nº 14.017, que dispõe de ações emergenciais destinadas ao setor cultural. Em Uberaba, somente com o primeiro edital, CulturaOn, já tiveram 230 beneficiados. Os projetos têm ações de cultura popular, dança, música, pintura, literatura, fotografia, além de concursos, oficinas, workshops, lives e exposições virtuais. Esses projetos auxiliam os artistas a trabalharem nesse período de calamidade pública, mas também auxilia a população a se movimentarem artisticamente.


 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia