USP busca voluntários para testar vacina contra HIV
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) está buscando voluntários no Brasil para testar uma vacina contra o HIV. O estudo, chamado Mosaico, iniciado há cinco anos, está sendo desenvolvido em cooperação por instituições de diversos países.
Até o momento, as pessoas que receberam a vacina conseguiram produzir satisfatoriamente anticorpos e imunidade contra a infecção. A pesquisa já foi aprovada pela fase pré-clínica, animal, e fases 1 e 2 em humanos.
No Brasil, os voluntários devem ser homens gays ou bissexuais cisgêneros e homens ou mulheres transexuais entre 18 e 60 anos. Os interessados podem entrar em contato com o Programa de Educação Comunitária da USP pelo Instagram ou pelo e-mail agendamento.estudos@gmail.com.
A tecnologia empregada na vacina em desenvolvimento é a de vetor, em que são injetadas informações genéticas de proteínas do HIV dentro de um outro vírus, inofensivo a seres humanos.
Quando o indivíduo é vacinado, o vírus inserido no organismo se multiplica, fazendo com que o corpo receba as proteínas que foram injetadas em seu material genético. Assim, o vacinado produz resposta imune contra proteínas do vírus inofensivo e também contra as do HIV.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- Anvisa decide autorização emergencial para uso de vacinas; acompanhe
- Covid-19: Ministério da Saúde alerta sobre golpes ligados a vacinação
- Saúde lança aplicativo para auxiliar médicos no diagnóstico da Covid-19
- Consumo de álcool e dormir mal contribuem para o ganho de peso, alerta especialista
- Maida.Health desenvolve inteligência artificial para autorização de procedimentos e leitura de exames no HAPVIDA/RN SAÚDE
- Por que é tão importante cortar o açúcar após um procedimento estético?
- Planos de vacinação pelo País incluem barco, drive-thru e até freezer de peixe
- Coronavírus: maioria tem sintomas seis meses após alta hospitalar
- Por ano, 40% dos idosos com mais de 80 anos são vítimas de queda
- Janeiro Branco: quando buscar ajuda para restabelecer a sua saúde mental?