SAÚDE

Nutricionista enaltece importância das frutas para auxiliar na hidratação

Frutas são grandes repositoras de água, sendo ainda mais necessárias durante os períodos de seca e calor, quando a hidratação é fundamental

Larissa Prata
Publicado em 29/08/2020 às 11:51Atualizado em 18/12/2022 às 09:06
Compartilhar

Nutricionista Renata Nobbis reforça que a alimentação saudável é fundamental também para a imunidade (Foto/Reprodução YouTube Unimed Uberaba)

Setembro vem chegando de mansinho e, com ele, nossa esperança por dias mais molhados. A última semana completa de agosto mais uma vez deixou claro seu potencial para o tempo seco e quente, com amplitude térmica que chegou a 20ºC, o que é um “prato cheio” para doenças respiratórias.

O médico pneumologista Pedro Pompeu explica que o uso das máscaras faciais ajuda a diminuir a incidência das doenças respiratórias intensificadas pelo tempo seco. Assim, pessoas portadoras de alergias crônicas ou agudas sofrem menos nesse período. As agudas são rinites e bronquites agudas, entre outras; já as crônicas são asma, bronquite crônica, enfisema, etc. Nesse sentido, o pneumologista reforça que é preciso se hidratar bem, lavar o nariz com soro fisiológico e usar máscara.

A orientação ganha coro da nutricionista Renata Nobbis. Ela ressalta a importância da alimentação e hidratação durante períodos de adoecimento. “Quando a gente está doente, a gente realmente não quer comer, mas a gente precisa se hidratar. A hidratação é uma coisa que a gente fala com todos e muitos esquecem. No dia a dia, na correria, (a gente pergunta) quantos copos de água você bebeu hoje? A pessoa para, pensa e responde 'um', ou 'dois', e não deve ser assim. O paladar realmente muda, a gente não tem vontade, mas mais uma vez a importância das frutas, para melhorar a questão do paladar”, destaca, enaltecendo o papel da alimentação saudável.

Fundamentais em qualquer estação do ano, as frutas devem ganhar mais espaço no nosso cardápio em dias de calor intenso, sobretudo as que são ricas em água. Isso porque elas ajudam a repor a água que o corpo perde em dias quentes, além de serem ricas em vitaminas, minerais e fibras.

Renata Nobbis ainda aconselha a abrir mão de alimentação pobre em nutrientes, principalmente neste período, como forma de prevenção a doenças. “Mais uma vez a gente vem falando sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, evitar agora principalmente a questão dos fast foods, porque sempre se busca uma comida mais prática e mais rápida. Só que a gente consegue isso com uma boa alimentação, comendo frutas e verduras e, com isso, melhora, sim, o sistema imunológico”, explica.

E você, já bebeu quantos copos de água hoje?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por