SAÚDE

Desidratação aumenta a chance de contrair coronavírus

Ressecamento das vias aéreas derruba a barreira de proteção contra as impurezas dos cerca de 8 mil litros de ar que respiramos todos os dias

Larissa Prata
Publicado em 15/08/2020 às 10:54Atualizado em 18/12/2022 às 08:44
Compartilhar

Arquivo pessoal Dr. Pedro Pompeu

Pneumologista Pedro Pompeu explica que o ressecamento do nariz faz com que sua barreira protetora seja facilmente rompida

Uberaba está vivendo dias de clima desértico. Acha que é exagero? Pois não é. A cidade está em estado de atenção devido à baixíssima umidade relativa do ar, chegando a níveis semelhantes a ambientes extremamente áridos. E quem sofre mais nessa época é a pessoa alérgica.

O tempo seco exige mais foco na hidratação. Uma pessoa adulta respira, em média, 8 mil litros de ar por dia. Esse ar é cheio de impurezas, que precisa ser filtrado pelo sistema respiratório. O médico pneumologista Pedro Pompeu explica que a eficácia desse filtro está diretamente ligada à hidratação. Isso porque o nariz, onde o processo respiratório começa, tem uma camada líquida que permite o movimento ciliar para que o filtro aconteça de forma eficaz, direcionando o ar puro para os pulmões.

Sem a correta hidratação, essa camada resseca e compromete o funcionamento da respiração, permitindo que processos virais aconteçam – vale lembrar que o coronavírus é um dos organismos que rompem a barreira ciliar. Para Pompeu, exemplo disso é a explosão de casos de Covid-19 nas últimas semanas em regiões onde o clima está seco e frio.

Nesse sentido, segundo o pneumologista, o uso das máscaras faciais fez diminuir a incidência das doenças respiratórias intensificadas pelo tempo seco, que anualmente acontece nos meses de julho a agosto. Durante esse período, a hidratação é extremamente importante, bebendo água e lavando o nariz com soro fisiológico. O umidificador também ajuda, mas esqueça a lenda de bacia com água embaixo da cama. “A possibilidade de se transformar em vapor é muito pequena”, explica.

E o quanto de água ingerida é suficiente? “Uma dica bem prática para saber se você está no nível certo de hidratação é pela urina, que tem que ser transparente. Se ela for amarela, está faltando líquido, se ela tiver um tom amarelo ouro, você está extremamente desidratado”, finaliza Pompeu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por