JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 05 de agosto de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Atendimento humanizado é a nova aposta para perder o medo de dentistas

Antes somente as crianças e adolescentes recebiam atendimento diferenciado, mas o olhar de humanização do atendimento se voltou também aos adultos desde 2003

12/07/2020 - 00:00:00. - Por Michelle Rosa

Divulgação/acervo pessoal Dra. Bianca Vasconcellos

Especialista em saúde bucal, Bianca Vasconcellos explica que é preciso saber o que de fato está afetando a saúde do paciente
 
Medo de dentista? Muitas pessoas não admitem, mas tem gente que sente um arrepio só de falar em consulta com esse profissional, que cuida do sorriso das pessoas e também da qualidade de vida delas. Para quebrar essa barreira e acabar com os mitos, odontologistas estão apostando cada vez mais em atendimentos humanizados.

Continua depois da publicidade

“Entendemos que o paciente deve ser tratado em sua totalidade, acolhendo as queixas, escutando com atenção e compreendendo o que está afetando de fato a sua saúde e bem-estar. É importante lembrar que saúde e qualidade de vida estão ligadas ao bem-estar físico, psíquico e social”, destaca a especialista em saúde bucal Bianca Vasconcellos.
Tempos atrás, somente as crianças tinham um atendimento diferenciado e lúdico durante as visitas ao dentista, mas em 2003, com a implantação da política nacional de humanização, o olhar para o adulto em atendimento mudou. “Não é tratar só o dente, no atendimento humanizado nós nos colocamos no lugar do outro e percebemos que uma reclamação, que a princípio pode parecer banal, tem um grande impacto na vida do paciente”, explica a dentista.
Bianca ressalta que, para deixar o paciente ainda mais confiante, tudo deve começar pelo acolhimento. “A forma como as pessoas são recebidas nos lugares, somada à qualidade do atendimento, determina a confiança entre paciente e dentista, e isso faz toda diferença.”

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia