JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 03 de julho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Doenças da retina são consideradas graves e podem resultar na cegueira parcial ou total e irreversível

01/07/2020 - 00:00:00.

No próximo dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular, que tem como meta promover a saúde dos olhos e sensibilizar para outras doenças, como a pressão arterial e a diabetes, que em casos extremos podem causar a cegueira.

A data foi instituída para alertar as pessoas sobre os benefícios de práticas preventivas de erradicação e controle das diversas causas de cegueira no mundo, como o diagnóstico precoce e o acompanhamento regular de doenças crônicas. Para se ter uma idéia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 60% a 80% dos casos de cegueira no mundo podem ser evitados se diagnosticados e tratados no tempo adequado.

Marcia Godoy, médica oftalmologista, destaca o papel da retina na visão, que se caracteriza por uma fina camada de células nervosas que reveste a parte mais interna do olho, e que recebe o estímulo luminoso que será transmitido pelo nervo óptico ao cérebro. “O nervo óptico leva estas informações para o cérebro que, após seu processamento, transforma no que chamamos de visão. A retina não pode ser transplantada ou trocada, por isso, qualquer dano pode ser irreversível”, destaca a oftalmologista retinóloga.

Em grande maioria, as doenças da retina são consideradas graves e se elas não forem tratadas de imediato, podem resultar na cegueira parcial ou total e irreversível. Doenças como o diabetes e a hipertensão arterial podem causar danos à retina e desencadear na perda da visão. “Pacientes diabéticos e com hipertensão necessitam de acompanhamento constante para avaliação do quadro clínico”, acrescenta Marcia Godoy.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a retinopatia diabética (RD) é a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos, contudo, se comparada a outras enfermidades como o astigmatismo, a miopia ou ainda a catarata, é uma doença menos conhecida, principalmente entre a população que não sofre com a diabetes.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia