SAÚDE

Infectologista alerta para disseminação de fake news sobre o coronavírus

Frederico Zago recomenda que a comunidade se atente às notícias falsas e faça o isolamento compulsório

Publicado em 21/03/2020 às 09:57Atualizado em 18/12/2022 às 05:06
Compartilhar

Divulgação

Frederico Zago recomenda que a comunidade se atente às notícias falsas e faça o isolamento compulsório

Com o aumento significativo de casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2), a disseminação de notícias falsas, conhecidas também como fake news, preocupa especialistas. Em mensagens compartilhadas nas redes sociais, o uso de batata-doce, alho, cebola, vinagre, entre outras opções, é apresentado como solução. “Não há estudos científicos que comprovem que esses itens atuam, diretamente, no aumento da imunidade e no combate ao coronavírus”, alerta o infectologista e especialista em Alergia e Imunologia, Frederico Zago.

Segundo ele, o que auxilia a imunidade é uma boa alimentação, o controle de glicose, uma boa noite de sono e exercícios regulares.

Frederico recomenda que, ao receber uma informação, sejam avaliados a fonte, o site e o autor do conteúdo. “Muitos médicos especialistas disponibilizam páginas e perfis nas redes sociais com informações confiáveis sobre o tema. No mais, é importante que as pessoas saibam filtrar, confiem nas declarações de fontes oficiais e, em caso de dúvida, verifique com um profissional da área”, aconselha.

O vírus. O coronavírus integra uma família de vírus que circula pelo mundo desde 1960. É um vírus que causa infecções respiratórias brandas a moderadas, de curta duração. A principal forma de transmissão é o contato próximo de pessoa a pessoa. A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19.

O infectologista afirma que, no momento, o recomendado é isolar-se compulsoriamente, lavar bem as mãos e utilizar o álcool em gel 70%. “É indicado para todos, mas, principalmente, para os que integram o grupo mais vulnerável, como idosos, diabéticos, hipertensos, pacientes com insuficiência renal crônica, portadores de doenças respiratórias crônicas, pessoas recém-operadas de grandes cirurgias e pessoas com sistema imunológico comprometido, como portadores de HIV e pacientes com câncer”, finaliza Zago.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por