JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 09 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Celulite: Três fatores que influenciam o aparecimento

A má alimentação, propensão genética e desequilíbrio hormonal são os principais causadores do problema

11/11/2019 - 00:00:00.

Motivo de constante insatisfação nas mulheres, o aparecimento da temida celulite ou Fibro Edema Gelóide é resultado de alterações no tecido gorduroso sob a pele. A má alimentação, propensão genética e desequilíbrio hormonal são os principais causadores do problema.

Os glúteos, coxa, abdômen, nuca e braços são os locais onde o problema se manifesta com maior frequência, segundo a esteticista Thaís Mugani. “Um dos principais motivos para o surgimento é o fator genético, ou seja, mulheres que têm um histórico do problema na família devem estar mais atentas”, aponta.

Fatores metabólicos, como ovários policísticos e desequilíbrio de hormônios, como progesterona e estrogênio, também podem provocar o aparecimento dos edemas. “É importante associar a celulite à saúde. Às vezes a mulher pode até buscar o tratamento para a pele, mas por a celulite ter causas metabólicas, estes não surgem efeito”, esclarece Thaís.

Outro aspecto apontado por Thaís é a alimentação: insumos ricos em carboidratos influenciam o aparecimento da celulite como é o caso do açúcar, alimentos gordurosos, sódio e bebidas com gás. “No caso das bebidas, como o refrigerante, há um favorecimento ao inchaço, que dificulta a circulação sanguínea e a irrigação dos tecidos, propiciando problemas de pele”, aponta.

Assim como influencia no aparecimento, a alimentação também é decisiva no tratamento do problema. De acordo com Thaís, uma dieta equilibrada, alta ingestão de líquido e diminuição no consumo de são algumas medidas que ajudam a eliminar o problema. “Outro aspecto importante é o controle hormonal, além disso, a pessoa deve também fazer exercícios físicos regulares e moderados”, orienta. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia