JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Perder peso não é sinônimo de saúde, alerta nutróloga

As pessoas precisam pensar na nutrição de qualidade e como ela se relaciona com o alimento

08/09/2019 - 00:00:00. - Por Michelle Rosa


Danielle Mendes diz que emagrecer é perder gordura e não tem a ver com perda de peso 

Adotar hábitos saudáveis a partir da alimentação pode ser o segredo para se adquirir qualidade de vida e, ainda, eliminar aqueles quilos indesejáveis. Mas especialistas na área fazem o alerta de que, antes de começar qualquer dieta, é necessário procurar um profissional. 

“Cada indivíduo é único. Por isso, nem todos podem fazer o que está na moda. As pessoas precisam pensar na nutrição de qualidade e como ela se relaciona com o alimento. Dietas muito restritivas causam desânimo e podem se transformar em outras patologias”, explica a nutróloga e médica do esporte Danielle Mendes.
 
Questionada sobre os carboidratos, vistos como vilões em muitas dietas, a médica relata que ele é extremamente necessário como fonte de energia ao nosso corpo para enfrentarmos as rotinas de vida. “Os carboidratos refinados, de fato, não trazem benefícios à saúde, mas existem os quem vêm da batata, mandioca, dos legumes e da aveia que, quando consumidos de forma balanceada, além de nutrir, contribuem para o emagrecimento”, conta Danielle.
 
Ela ressalta que a falta ou restrição do carboidrato pode causar insônia e desânimo. “Nós precisamos dos macronutrientes, que são a proteína, gordura e carboidrato, desde que tudo seja equilibrado. Perder peso não é sinônimo de saúde. Por isso, as combinações são essenciais para a manutenção da qualidade de vida da pessoa”, esclarece a nutróloga. 
 
Ainda segundo a médica, todo excesso é maléfico e para  que os resultados desejados sejam alcançados é preciso haver  uma combinação de dieta e atividade física. “Emagrecer é perder gordura, não tem a ver com perda de peso, é ter quantidade de massa magra para produzir hormônios necessários ao organismo. Perder peso não é sinônimo de saúde. Bom mesmo é ter equilíbrio”, conclui.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia