JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 20 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Musculação devolve vigor a idosos, segundo especialista

Ganhar massa muscular é muito difícil em qualquer que seja a idade, mas o idoso que pratica a musculação deixa de perder massa muscular e mantém a que já tem

21/07/2019 - 00:00:00.

Segundo Adolfo Ganzaroli, com a musculação, o idoso se mantém ativo nas atividades cotidianos

Aliar alimentação saudável com atividade física é o segredo para prolongar a sensação de juventude. Para quem quer viver bem e envelhecer melhor ainda, dedicar-se a uma atividade física é essencial. Segundo o mestre em Musculação na terceira idade pela UFU em Uberaba, Adolfo Ganzaroli, dentre todas as atividades prescritas para a terceira idade, como dança, alongamento e pilates, a musculação é a mais indicada. Explica que, com o passar dos anos, o ser humano vai perdendo massa muscular.

Especialista em Condicionamento Físico no Envelhecimento pela USP/SP, Ganzaroli explica que o trabalho de musculação, principalmente de força, segundo ele, fará com que a composição corporal da pessoa mude com relação a baixar percentual de gordura, o que agrega valor na prevenção contra colesterol alto e triglicérides. Faz com que o idoso melhore a resposta à insulina, prevenindo diabetes e melhorando a qualidade de vida de quem já tem a doença.

Ganhar massa muscular é muito difícil em qualquer que seja a idade, ressalta o especialista, mas o idoso que pratica a musculação deixa de perder massa muscular e mantém a que já tem. Acrescenta que a consequência é uma melhor qualidade de vida, que sem a musculação o idoso não teria, por exemplo, na hora de subir escadas, agachar e levantar, sentar e levantar, deitar ou levantar da cama, levantar a mão para pegar algo em armário alto, enfim. Ele observa que, com a musculação, o idoso se mantém ativo nas atividades cotidianas e ganha base física para fazer aula de dança com autonomia, caminhada, pedalar com autonomia e segurança.

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia