SAÚDE

Um em cada 5 brasileiros que usam dentaduras tem entre 25 e 44 anos

Garantir um sorriso saudável ainda é desafio no Brasil, uma vez que a odontologia tem baixo alcance social no país

Michelle Rosa
Publicado em 30/03/2019 às 10:27Atualizado em 17/12/2022 às 19:30
Compartilhar

Foto/Divulgação

Os dentes exercem diversas funções na vida de um indivíduo, além da mastigação, promovendo a autoestima

Um em cada cinco brasileiros que usam dentaduras tem entre 25 e 44 anos. Os números são do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e revelam como o brasileiro cuida, ou deixa de cuidar, da saúde bucal. Segundo o IBGE, 16 milhões de pessoas vivem sem nenhum dente na boca. 

A idade dos usuários chama a atenção. Enquanto 80% têm mais de 45 anos, pelo menos um em cada cinco tem entre 25 e 44 anos. São jovens e adultos que perderam os dentes e precisaram recorrer às próteses para garantir a qualidade de vida e a autoconfiança.

Segundo o especialista em saúde bucal Moysés Soares Rosa, no Brasil o atendimento à população ainda é deficitário. “A odontologia brasileira é a mais avançada do mundo, mas não tem alcance social. A ação de saúde pública tem melhorado pouco nesse sentido. A adição do flúor em água tratada, bem como nas pastas dentais só atingem as classes favorecidas”, aponta o dentista.

Moysés ressalta que os dentes exercem várias funções, além da mastigação, na vida de um indivíduo. Vergonha de sorrir, medo de bocejar, receio em beijar. Esses são apenas alguns pontos de estresse na vida de brasileiros que enfrentam a condição da perda de dentes. “A falta do elemento dental traz uma série de transtornos ao ser humano. São os mais variados, como problemas digestivos e estéticos, por exemplo”, argumenta o profissional.

Autoestima recuperada. Vitória do Nacional contra o Atlético Mineiro em jogo válido pela Libertadores da América, um torcedor foi filmado pelas câmeras do estádio beijando sua namorada. Apesar do gesto romântico do torcedor, a imagem viralizou nas redes sociais por ele não ter os dentes da frente. Dias depois, o torcedor foi presenteado com uma prótese dentária, após ter dado uma entrevista admitindo que seu sonho era recuperar seus dentes. “Esse é um retrato constante do povo brasileiro, cuja procura pela saúde bucal, muitas vezes, esbarra nas condições econômicas e no modo de vida do cidadão”, esclarece Moysés Soares Rosa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por