POLÍTICA

Piau diz que solução de pendências vai permitir concretizar projetos

O prefeito assegura que o presente de aniversário dos 198 anos da cidade será a entrada em operação dos dois novos eixos do BRT

Gisele Barcelos
Publicado em 03/03/2018 às 07:40Atualizado em 16/12/2022 às 05:54
Compartilhar

Sandro Neves

Prefeito Paulo Piau participou ontem das atividades em torno do aniversário de 198 anos da elevação de Uberaba à condição de freguesia

Resolver pendências para dar início a novos projetos é a meta do prefeito Paulo Piau (MDB). O chefe do Executivo busca concluir em 2018 obras que enfrentaram problemas de execução e também avançar em programas já lançados pela Prefeitura.

O prefeito assegura que o presente de aniversário dos 198 anos da cidade será a entrada em operação dos dois novos eixos do BRT. A obra estava prevista para ser finalizada em 2016, mas o cronograma de execução atrasou e a inauguração foi adiada várias vezes. Conforme o chefe do Executivo, a Prefeitura já assumiu parte do serviço e o planejamento é a inauguração antes do fim do ano.

Além disso, Piau manifesta que a situação da avenida Interbairros e da implantação da travessia urbana nas rodovias também devem ser resolvidas este ano para destravar a entrega das obras. Ele ressalta que as dificuldades não são por falta de recursos, mas sim devido a problemas das empresas contratadas para executar o serviço.

No caso da Interbairros, falta apenas a abertura do primeiro trecho da nova avenida, que daria acesso da Univerdecidade à região do Jardim São Bento e Tancredo Neves. A empresa já foi notificada por causa da interrupção do serviço e pode ter o contrato rescindido. Já a construtora responsável pelo pacote da travessia urbana, que inclui viadutos e passagem inferiores nas rodovias federais, enfrentou dificuldades financeiras e deixou o canteiro. Prefeitura tenta agilizar a contratação de uma substituta para assumir a conclusão do trabalho.

Piau avalia que Uberaba vem crescendo de forma ordenada e o objetivo é manter o padrão aos 198 anos da cidade. Por isso, ele afirma que aprimorar a prestação de serviços de Educação e Saúde também são prioridades até o fim do mandato em 2020. “Queremos dar salto nessas áreas”, manifesta.

De acordo com o prefeito, o problema de falta de profissionais nas unidades de saúde foi resolvido e as equipes de saúde hoje estão completas na rede municipal. Ele pondera ainda que ações estão sendo desenvolvidas para agilizar a liberação de leitos hospitalares e melhoras já começaram a ser observadas com a abertura da primeira etapa Hospital Regional.

Em relação ao HR, Piau posiciona que colocar a estrutura em total funcionamento é prioridade máxima até o fim do mandato. Ele ressalta que o avanço no atendimento depende da garantia dos recursos financeiros e o assunto está sendo acertado com os municípios da região e também com o Estado e a União. “Esperamos estar com o hospital a pleno vapor até o fim de 2018”, afirma.

A Segurança Pública é outro setor que o chefe do Executivo declara que terá maior atenção este ano. Piau manifesta que recursos federais são aguardados para investimentos no policiamento da cidade, mas a Prefeitura também deverá aplicar mais em segurança.

Entre as medidas do Executivo municipal, o prefeito destaca que haverá concurso para recompor o efetivo da Guarda Municipal. O edital prevê a abertura de algo em torno de 100 vagas. Piau também salienta que o processo para uso de arma de fogo na corporação será retomado este ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por