POLÍTICA

Entrega de passaporte de Lula é feita pelo advogado na sede da PF em São Paulo

O petista estava de viagem marcada nesta sexta-feira (26) para a Etiópia, onde participaria de um encontro da ONU

Publicado em 26/01/2018 às 17:23Atualizado em 16/12/2022 às 01:45
Compartilhar

Advogado que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o criminalista Cristiano Zanin Martins, entregou na manhã desta sexta-feira (26) ao Sistema de Procurados e Impedidos da Polícia Federal, a mando do juiz substituto da 10.ª Vara do Distrito Federal, Ricardo Leite, o passaporte de Lula. A partir da apreensão do passaporte, ele está proibido de sair do país.

O ex-presidente estava de viagem marcada nesta sexta para a Etiópia. Na capital Adis Abeba, no continente africano, o petista participaria de um encontro da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a convite da União Africana, que reúne 54 países. A volta estava programada para o dia 29, próxima segunda-feira.

Com o pedido de recolhimento do passaporte, os procuradores Anselmo Lopes e Hebert Mesquita afirmaram que a execução provisória da pena do petista no caso do triplex "pode ocorrer em questão de semanas". Eles escreveram também que "é possível afirmar que passou a existir risco concreto" de "possível fuga do País".

A apreensão do passaporte de Lula foi tomada no âmbito da Operação Zelotes, que apura tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa na compra dos caças suecos Gripen e na prorrogação de uma medida provisória.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por