POLÍTICA

TSE afirma que corrigiu falhas de funcionamento na biometria

Com a quantidade de pessoas nos locais de atendimento, o sistema apresentou algumas falhas no funcionamento, que já foram identificadas

Thassiana Macedo
Publicado em 13/01/2018 às 16:38Atualizado em 16/12/2022 às 07:16
Compartilhar

Jairo Chagas

No dia 8, instabilidade no sistema mandou muitos eleitores de volta para casa

Devido à grande procura dos eleitores na reta final do recadastramento biométrico, que identifica o eleitor pelas impressões digitais, algumas localidades do país registraram longas filas na última semana, como foi o caso de Uberaba. Com a quantidade de pessoas nos locais de atendimento, o sistema apresentou algumas falhas no funcionamento, que já foram identificadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No último dia 8, instabilidade no sistema mandou muitos uberabenses de volta para casa. Segundo informações do TSE, desde o início desta semana, uma força-tarefa formada por 15 técnicos da área de Tecnologia da Informação trabalhou para sanar as eventuais falhas. Com isso, desde a tarde de última quarta-feira (10) o sistema voltou a funcionar normalmente, permitindo maior rapidez no atendimento aos eleitores. Nas eleições deste ano, a expectativa é que 75 milhões de brasileiros sejam identificados por meio das digitais no país. O eleitorado é de mais de 146 milhões.

Em Minas Gerais, apenas 20,18% dos mais de 15 milhões de eleitores já fizeram o recadastramento biométrico. Em Uberaba, 140.447 eleitores já procuraram as duas Centrais de Atendimentos ao Eleitor. Esse número corresponde a 60,47% do eleitorado do município, formado por 232.296 pessoas. Vale ressaltar que os eleitores têm somente até dia 9 de fevereiro para fazer o recadastramento biométrico obrigatório. A procura tem aumentado gradativamente, mas o ideal é não deixar para a última hora, pois as centrais têm capacidade de atendimento limitada.

O agendamento é obrigatório e pode ser feito no site www.tre-mg.jus.br ou pelo 148. Postos estão funcionando na Cohagra, das 8h às 11h, e das 13h às 18h, no Praça Uberaba Shopping; na Prefeitura, das 12h às 18h; e na sala 2Y19 da Uniube, campus Aeroporto. Apenas idosos, portadores de necessidades especiais, grávidas, lactantes e pessoas com crianças de colo não precisam agendar.

Quem não fizer a biometria ficará impedido de votar em 2018 e poderá sofrer sanções. Ficará impedido, por exemplo, de renovar o passaporte, se matricular em curso superior ou tomar posse em cargo público. O não-comparecimento também pode resultar na suspensão do CPF, o que prejudica a tomada de empréstimos em bancos públicos, o recebimento de benefícios previdenciários, bem como impede a participação ou regularidade no programa Minha Casa Minha Vida. Para o recadastramento obrigatório, o eleitor deve apresentar documento de identidade, um comprovante de residência atual, CPF e o título de eleitor (se possuir), bem como comprovar o serviço militar obrigatório.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por