POLÍTICA

Saúde vai contratar laboratório para realizar exames e reduzir fila

Volume de exames contratados ajudará a retirar, até abril, de 60% a 70% das pessoas que aguardam na fila; são 170 mil procedimentos na fila para marcação

Gisele Barcelos
Publicado em 11/01/2018 às 07:35Atualizado em 16/12/2022 às 07:21
Compartilhar

Foto/Divulgação/PMU

De acordo com o secretário Iraci Neto, o mutirão começa ainda em janeiro e deve se estender por quatro meses

Secretaria Municipal de Saúde anunciou ontem a contratação de laboratório particular para ampliar realização de exames e diminuir número de pacientes que aguardam marcação pela fila eletrônica. Na primeira fase, o foco será atender à demanda por procedimentos de patologia clínica.

Os recursos para a contratação dos laboratórios foram viabilizados por emenda do deputado estadual Tony Carlos (MDB). Ao todo, R$1 milhão foi disponibilizado para a área da Saúde. Cerca de R$373 mil serão aplicados no contrato para realização de até 94.252 exames de patologia clínica, inclusive análise de sangue, urina e fezes. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, o mutirão começa ainda em janeiro e deve se estender por quatro meses.

O titular da pasta ressalta que o atendimento será por ordem cronológica, priorizando quem está há mais tempo na espera pelo exame. A secretaria já está contatando os pacientes para a marcação. "O volume de exames contratados ajudará a retirar, até abril, de 60% a 70% das pessoas que aguardam na fila", acrescenta.

Quanto ao restante da verba, Iraci adianta que outro processo de contratação será realizado com foco em atender à demanda por exames de imagem, que também é um dos gargalos da fila eletrônica. O edital de licitação deve ser lançado em fevereiro. A previsão é a compra de aproximadamente 9.000 exames de imagem, o que abrange raios X, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia.

Segundo o titular da pasta, a contratação dos laboratórios privados é uma ação emergencial a curto prazo para reduzir a fila de espera. No entanto, ele posiciona que outras medidas estruturais serão adotadas para evitar novamente o acúmulo de pacientes à espera de atendimento.

Hoje a estimativa é aproximadamente 170 mil procedimentos na fila para marcação. Iraci explica que um pente-fino será feito em paralelo aos mutirões para identificar pacientes que já realizaram os exames em outra rede e ainda estão no sistema ou mesmo casos em que a validade da prescrição do exame expirou. Com isso, o número de pessoas na fila de espera já terá uma diminuição.

Além disso, o secretário pondera que os equipamentos do Hospital Regional estão sendo utilizados para os procedimentos e as unidades regionais de saúde estão passando por adequações para oferecer o serviço de apoio ao tratamento e reduzir a demanda reprimida da fila eletrônica. “Temos capacidade instalada e operacional na rede. Estamos reorganizando o fluxo. Esperamos que em seis meses estejamos de forma equilibrada atendendo normalmente os procedimentos de apoio diagnóstico”, declara.

Consultas. Em relação à fila de espera para a marcação de consultas com especialistas, o secretário de Saúde, Iraci Neto, posiciona que ações também serão estudadas para minimizar a demanda reprimida para o atendimento com os médicos.

Iraci ressalta que a demora para a marcação da consulta não é generalizada. Segundo ele, especialidades como cardiologia e ortopedia são atendidas em prazo normal. No entanto, ele confirma que os pacientes esperam tempo maior para vagas com psiquiatras e endocrinologia. O secretário afirma que uma reorganização será feita junto aos prestadores de serviço da rede pública para reduzir o tempo de espera. Além disso, mais profissionais podem ser contratados pela Prefeitura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por