POLÍTICA

Sistema de cadastro biométrico paralisa e eleitor tem que reagendar atendimento

Instabilidade no sistema de recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral mandou muitos eleitores de volta para casa

Thassiana Macedo
Publicado em 09/01/2018 às 07:39Atualizado em 16/12/2022 às 07:24
Compartilhar

Jairo Chagas

Eleitores foram orientados a realizar o reagendamento pela página do TRE ou pelo telefone 148

Ontem, instabilidade no sistema de recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral mandou muitos eleitores de volta para casa. Os serviços de coleta de digitais, foto e informações acabou paralisado no início do dia. Os eleitores que estavam com atendimento agendado foram orientados a realizar o reagendamento pela página do TRE ou pelo telefone 148.

Em novembro de 2017, os serviços foram suspensos temporariamente por dois dias devido a problemas técnicos ligados à infraestrutura predial. Desta vez, segundo informações da assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o problema no sistema de atendimento ao eleitor é nacional e a gestão é feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ainda não há previsão de retorno. O prazo para o fim do recadastramento foi estabelecido pela Corregedoria Regional Eleitoral, por meio de norma específica, e não há previsão de prorrogação.

A orientação do TRE é de que os eleitores realmente façam o agendamento prévio, pois as centrais de atendimento farão o possível para atender a todos os agendados e as pessoas com atendimento prioritário. A capacidade de atendimentos na Central de Atendimento ao Eleitor de Uberaba chega a quase mil eleitores por dia, mas a procura vem aumentando gradativamente somente em 2018. Entre outubro e dezembro do ano passado, a média de atendimentos era de cerca de 500 eleitores.

Porém, o ideal ainda é não deixar para a última hora, pois eleitores de Uberaba têm somente até 9 de fevereiro para fazer o recadastramento biométrico obrigatório. Quem não comparecer até esta data terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições que ocorrem em outubro. Até o momento, 140.360 eleitores estão biometrizados, o que corresponde a 60,43% de todo o eleitorado, composto por 232.296 pessoas.

Para fazer a biometria, o eleitor deve levar documento oficial, comprovante de endereço recente e o título (se tiver). É importante lembrar que os eleitores só podem se recadastrar nas cidades onde votam ou para onde pretendem transferir seu título. Além da biometria, os eleitores têm à disposição outros serviços como inscrição, transferência, revisão de dados, regularização de cadastro e emissão de certidões. As duas centrais ficam na rua Doutor Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos. O atendimento deve ser agendado e o funcionamento é de 10h às 18h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por