POLÍTICA

Presidente da Câmara discorda de modelo proposto em licitação da iluminação de LED

Presidente da Câmara, o vereador Luiz Humberto Dutra (PMDB) se diz contrário ao modelo de gestão da iluminação pública

Publicado em 04/01/2018 às 07:16Atualizado em 16/12/2022 às 07:34
Compartilhar

Rodrigo Garcia

Vereador Luiz Dutra propõe formato de locação, que demanda baixos investimentos e possibilita ao município investir na expansão da rede

Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, o vereador Luiz Humberto Dutra (PMDB) se diz contrário ao modelo de gestão da iluminação pública proposto no edital de licitação aberta pela administração pública, de adquirir luminárias de LED para a substituição das atuais. Ele diz ter achado estranho o conteúdo da publicação, uma vez que informações que lhe foram repassadas na Prefeitura dão conta de que a iniciativa seria para expansão e não substituição, como está no edital.

Dutra chegou a propor ao prefeito, em outubro passado, modelo que não demanda grandes investimentos para a implantação do novo sistema, que contempla muito mais que a simples troca de luminárias e lâmpadas, no prazo máximo de um ano.

Para Dutra, o modelo proposto na licitação aberta pela Prefeitura “é jogar dinheiro fora”. “Não posso concordar com a decisão do município, diante da existência de proposta mais interessante, vantajosa e eficiente para o poder público”, afirma Dutra, ao destacar que o recurso, de R$16 milhões, a ser economizado pode ser utilizado na expansão da rede de iluminação pública da cidade.

No modelo defendido por ele, a Prefeitura estabelece o contrato de locação com a empresa vencedora da licitação. Ela vai implantar os equipamentos em toda a cidade e cobrar a partir de seu funcionamento. Nesse caso, seguindo os parâmetros legais, o contrato pode ser firmado por, no máximo, cinco anos e, passado esse período, os equipamentos são integrados ao patrimônio do município.

O presidente da Câmara ressalta que a cidade está perdendo em não implantar a iluminação de LED. “Ao adotar o sistema de locação de equipamentos, Uberaba poderá ter a iluminação de LED implantada na cidade em curto no prazo, sem grandes investimentos e ainda economizar cerca de 70% no consumo de energia elétrica”, afirma. Ele destaca as vantagens da implantação da iluminação de LED, ressaltando a segurança, com mais luminosidade, a mobilidade, a redução nos custos e a saúde com a questão do tipo de luminosidade e a oportunidade de se praticar esportes no período noturno.

Dutra lembra ainda da durabilidade das luminárias, que podem chegar a 15 anos, mas tem garantia de cinco; design de controle de brilho, que oferece mais eficiência ao sistema, evitando qualquer tipo de distorção de cores, e a telegestão, que permite definir a luminosidade e até o acendimento de forma programada, considerando a necessidade de iluminação de cada local da cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por