POLÍTICA

Sem a presença de Uberlândia, G-70 aprova agência regional

Cerca de 50 cidades estiveram representadas ontem na reunião de gestores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que decidiram criar agência de desenvolvimento

Gisele Barcelos
Publicado em 09/12/2017 às 08:37Atualizado em 16/12/2022 às 01:52
Compartilhar

Sandro Neves

Prefeitos da região se reuniram ontem na sede da VLi para discutir a criação de uma agência de desenvolvimento regional

Com aproximadamente 50 cidades representadas ontem em reunião, gestores da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba aprovaram a criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico. Não houve votos contrários à continuidade dos estudos para a montagem da agência.

O evento, entretanto, não contou com a presença de 100% das cidades. O grupo é formado por gestores de 70 municípios no total. Uma das ausências verificadas foi a do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), que não compareceu à reunião e nem enviou representante. Apesar disso, o prefeito Paulo Piau (PMDB) posiciona que a taxa de representação foi positiva e os prefeitos presentes manifestaram o apoio total à criação da agência.

Questionado sobre a ausência de representantes de Uberlândia, Piau argumentou que a situação não enfraquecerá a proposta. “Ele [Odelmo] deve ter seus motivos para não estar presente. A gente respeita. Vamos tocar o projeto. Uberlândia é um pequeno pedaço em relação ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, assim como Uberaba. O que vale mesmo é a vontade da região. São 70 prefeitos. Uberlândia é apenas um. Uberaba também”, acrescenta.

Segundo o projeto apresentado por consultoria técnica contratada pelo Sebrae, a agência deverá ser criada no formato de consórcio público e terá um fundo próprio para a sustentabilidade do órgão. Uma das propostas citadas no encontro seria a destinação de percentual de contratos futuros das prefeituras para o fundo. No entanto, é necessária a autorização do Poder Legislativo para viabilizar a cobrança nas licitações.

Para o consultor Ivan Duque de Paiva Filho, a agência é uma estratégia de governança para organizar o processo de crescimento já observado na região. Ela afirma que o órgão é estruturado de forma autossustentável para tomar decisões com base técnica e não por interferência política. Além disso, ele reforçou durante a apresentação que o modelo assegura autonomia para os municípios, e todos os gestores, independentemente do tamanho da cidade, terão espaço igual na tomada de decisões.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por