POLÍTICA

Levantamento de infestação do Aedes será realizado em 7,3 mil imóveis

Cerca de 140 agentes de combate a endemias vão percorrer 7.360 imóveis em 5.441 quarteirões, a partir de segunda (16)

Gisele Barcelos
Publicado em 11/10/2017 às 15:23Atualizado em 16/12/2022 às 09:53
Compartilhar

Cerca de 140 agentes de combate a endemias vão percorrer 7.360 imóveis em 5.441 quarteirões, a partir de segunda-feira (16), para realização do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em outubro.

A equipe finalizará a coleta de dados no dia 20 deste mês e as informações devem ser processadas ainda este mês para identificar os bairros com maior infestação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. O último levantamento foi realizado em março deste ano. Uberaba apresentou infestação predial de 3% na cidade, o que é considerado estado de alerta para o Aedes.

De acordo com a chefe de Controle de Endemias, Lara Rocha Batista, a expectativa agora é redução no percentual. “Como a gente não teve as chuvas, provavelmente vai ter o mesmo índice ou abaixo [do que foi registrado em março]. É o que nós esperamos”, ressalta. A chefe do departamento explica que as visitações de rotina serão interrompidas na semana de levantamento e os agentes estarão focados na vistoria dos imóveis selecionados para a realização da pesquisa.

Para a realização do LIRAa, o município é dividido em 14 regiões, cada um contendo de 9 a 12 mil imóveis. Os quarteirões são selecionados por um programa de computador, o qual indica quantos e quais os quarteirões a serem trabalhados. Em cada quarteirão é pesquisado um a cada cinco imóveis.

Batista ressalta que podem ocorrer mudanças na equipe de agentes que passará em cada região e orienta a população para conferir a identificação. “Todos os agentes estarão com uniforme e bolsa amarela com a logomarca da PMU e crachá, mas, se mesmo assim a população tiver dúvidas sobre a identidade do agente, pode pedir o nome dele e ligar para o departamento, no 3317-4660, e confirmar”, acrescenta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por