POLÍTICA

Adelmo é o único parlamentar de Uberaba com 100% de frequência

Apenas nove dos 53 deputados federais da bancada mineira compareceram a todas as sessões deliberativas em 2016

Gisele Barcelos
Publicado em 22/07/2016 às 09:18Atualizado em 16/12/2022 às 18:01
Compartilhar

Apenas nove dos 53 deputados federais da bancada mineira compareceram a todas as sessões deliberativas da Câmara em 2016, conforme levantamento divulgado pelo jornal O Tempo. Entre os parlamentares que representam Uberaba, Adelmo Carneiro Leão (PT) foi o único a figurar no grupo com 100% de presença.

O levantamento mostra que os deputados Adelmo, Edson Moreira (PR), Jô Moraes (PCdoB), Laudivio Carvalho (SD), Lincoln Portela (PRB), Marcus Pestana (PSDB), Weliton Prado (PMB) e Tenente Lúcio (PSB) estiveram presentes em todas as sessões deliberativas da Câmara ao longo deste ano. Além deles, Patrus Ananias (PT) compareceu a 100% das sessões desde que deixou de ser ministro, mas no período só foram realizadas 18 reuniões deliberativas.

O relatório também indica que os outros parlamentares representantes de Uberaba tiveram baixo índice de faltas este ano. Aelton Freitas (PR) tem somente uma falta ao longo do semestre. Já Zé Silva (SD) registrou duas ausências em sessões deliberativas. Caio Narcio (PSDB) acumula cinco faltas, sendo quatro justificadas.

No caso do tucano, várias faltas ocorreram após o dia 30 de maio, data em que o pai, Narcio Rodrigues, foi preso devido a investigações por desvio de recursos públicos. No dia 31 de maio, Caio não compareceu, informando licença por tratamento de saúde.

Por outro lado, o levantamento aponta que 18 parlamentares faltaram a 10% ou mais das sessões deliberativas em 2016. O posto de deputado mineiro mais faltoso de 2016 é ocupado por Luís Tibé (PTdoB), pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte. O parlamentar compareceu a apenas 39 das 54 sessões deliberativas realizadas no período, o que representa um percentual de 72,2% de frequência. Nas 15 sessões em que faltou, apenas quatro ausências foram justificadas, e as outras 11 ficaram sem explicações.

Odelmo Leão (PP), de Uberlândia, foi o segundo no ranking dos ausentes. Ele não compareceu em 14 das 54 sessões deliberativas, mas justificou todas as ausências. Os motivos apontados foram licenças para tratamento de saúde e também missão a serviço da Câmara.

Marcos Montes (PSD) foi o terceiro em maior número de faltas até agora em 2016. Ele tem 13 ausências registradas, porém, todas justificadas: uma falta ocorreu devido ao cumprimento de missão designada pela Câmara e as demais, em razão de licença de saúde por causa de uma cirurgia.

Dados gerais. Já considerando todas as sessões ordinárias e extraordinárias, incluindo as não deliberativas, nenhum deputado alcançou 100% de presença. Lincoln Portela é o mais assíduo, tendo faltado a apenas uma sessão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por