JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 23 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Marina Silva lança pré-candidatura em BH

Ex-senadora irá à capital mineira no sábado para confirmar seu desejo de concorrer à faixa presidencial

Última atualização: 23/01/2018 - 15:22:19.

A ex-senadora Marina Silva irá até Belo Horizonte neste sábado para confirmar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto em 2018. Esta é será a terceira vez que Marina entra na disputa eleitoral majoritária e a candidatura será lançada em evento a partir das 10h.

Agora pela Rede Sustentabilidade, partido fundado pela própria ex-senadora após o pleito de 2014, Marina tentará resultado melhor do que o alcançado nas duas disputas anteriores, quando ficou em terceiro lugar, sem chegar ao segundo turno.

Em 2010, ainda candidata pelo PV, Marina alcançou 19,33% da preferência do eleitor. Já em 2014, pelo PSB, a ex-senadora registrou 21,32% do total. Na ocasião, Marina chegou a liderar a corrida presidencial ao assumir o lugar do ex-governador pernambucano Eduardo Campos, morto em trágico acidente aéreo – Marina era sua vice e assumiu a vaga principal.

A ex-senadora, inclusive, causou polêmica ao anunciar apoio ao tucano Aécio Neves, que perdeu a disputa para Dilma Rousseff. Seus eleitores estranharam a postura da candidata, que passou a campanha inteira se dizendo diferente de seus adversários em primeiro turno.

Pesquisas. Cenário mostrado por recente Pesquisa Datafolha mostra Marina Silva com pontuação entre 9% e 11% nos cenários em incluem Lula junto aos postulantes ao cargo. Sem o ex-presidente, Marina alcança 16%, o único cenário em que ela chega ao segundo lugar.

*Com informações do jornal O Tempo

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia