POLÍTICA

Tribunal aumenta pena e condena Lula a 12 anos e um mês de prisão

Em decisão unânime, 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região condenou ontem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2ª instância e aumentou pena de prisão do petista

Gisele Barcelos
Publicado em 25/01/2018 às 07:26Atualizado em 16/12/2022 às 06:55
Compartilhar

Divulgação

Ex-prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, liderou manifestação diante do prédio da Justiça Federal em Uberlândia

Em decisão unânime, 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) condenou ontem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em segunda instância e aumentou pena de prisão do petista. Mobilizações pró-Lula ocorreram em Uberaba e Uberlândia para acompanhar o julgamento.

O Fórum dos Trabalhadores de Uberaba realizou vigília e emitiu nota após o julgamento para manifestar que a decisão teve caráter político. “Sua condenação tem um único objetiv afastá-lo das eleições presidenciais previstas para o fim do ano”, diz o texto.

Já em Uberlândia,  grupo de aproximadamente 100 pessoas se concentrou em frente ao prédio da Justiça Federal em ato pela absolvição do ex-presidente. Um carro de som da Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi usado para transmitir informações sobre o julgamento, enquanto os manifestantes mostravam faixas, apitos e cartazes.

Os três desembargadores do TRF-4 se manifestaram ontem em relação ao recurso apresentado pela defesa de Lula contra a condenação em primeira instância a 9 anos e 6 meses de prisão, determinada pelo juiz federal Sérgio Moro, relator da Operação Lava Jato. 

Além de votar para manter a condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP), os magistrados decidiram ampliar a pena de prisão do ex-presidente para 12 anos e 1 mês.

O julgamento durou mais de 8 horas, mas Lula deixou o tribunal em liberdade. Eventual prisão para cumprimento da pena só ocorre depois de esgotados os recursos ao tribunal. A defesa de Lula ainda pode recorrer ao STJ e ao STF para tentar reverter condenação.

Apesar da decisão do TRF-4, o PT ainda poderá registrar candidatura de Lula a presidente este ano. O partido já emitiu nota oficial e reafirmou que o nome do ex-presidente está mantido para a eleição deste ano. A candidatura poderá ser mantida sub judice enquanto houver recursos pendentes contra a condenação.  Se forem apresentados pedidos de impugnação ao nome, caberá ao TSE decidir se Lula será considerado inelegível.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por