POLÍTICA

Governo de Minas decreta emergência em 94 municípios

Medida não engloba cidades da região de Uberaba e do restante do Triângulo Mineiro, onde até o momento só houve registro de morte de macacos

Gisele Barcelos
Publicado em 21/01/2018 às 14:39Atualizado em 16/12/2022 às 07:03
Compartilhar

O governo de Minas decretou ontem situação de emergência em 94 municípios por surto de febre amarela. A medida não engloba cidades da região de Uberaba e do restante do Triângulo Mineiro, onde até o momento só houve registro de morte de macacos em investigação.

A situação de emergência foi decretada para os municípios que integram as áreas de Belo Horizonte, Itabira (na Região Central) e Ponte Nova (Zona da Mata). O decreto tem validade de seis meses e autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do surto.

Devido ao estado de emergência, as prefeituras poderão fazer compras de insumos, materiais e contratar serviços com dispensa de licitação durante a vigência do decreto. Também fica permitida a contratação de pessoal por tempo indeterminado para fortalecer o combate à doença nas cidades.

De acordo com o governo, a medida visa acelerar o processo de prevenção e busca de casos da doença, que já matou pelo menos 16 pessoas no Estado. O mesmo procedimento foi adotado em janeiro do ano passado, envolvendo 152 cidades em situação de surto por febre amarela.

O documento decreta ainda a reabertura da sala de situação para monitorar e coordenar as ações administrativas autorizadas pela situação de emergência. O grupo foi criado ano passado depois de uma onda de mortes no Vale do Rio Doce.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por