POLÍTICA

Para facilitar acesso a remédios, UPAs terão farmácias básicas

Números da Secretaria Municipal de Saúde indicam que as unidades atendem em média 22 mil pessoas ao mês, e entre 50% e 60% precisam de medicação

Publicado em 08/12/2017 às 07:47Atualizado em 16/12/2022 às 08:26
Compartilhar

Foto/PMU

Anúncio de implantação de farmácias nas UPAs foi feito ontem pelo secretário municipal de Saúde, Iraci Neto

Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) terão farmácias básicas para facilitar acesso de pacientes a medicamentos. O serviço começará a funcionar a partir do dia 2 de janeiro, conforme anúncio feito ontem pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o titular da Saúde, Iraci Neto, 22 mil pessoas, em média, são atendidas mensalmente nas UPAs, e algo em torno 50% a 60% precisam de medicação para continuar o tratamento após a alta. Iraci ressalta que a entrega de medicamento nas duas UPAs oferecerá cobertura aos usuários nos horários em que as farmácias das unidades básicas de saúde estão fechadas. “O paciente recebe alta na UPA e sai com a receita médica, mas é uma dificuldade aos fins de semana e à noite para pegar”, posiciona.

As farmácias nas UPAs vão funcionar inicialmente de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Já aos sábados, domingos e feriados, o expediente será das 7h às 19h. Questionado, o secretário afirma que estuda a possibilidade de estender o horário de funcionamento das farmácias das UPAs. No entanto, ele afirma que é necessária cautela por causa do custo para oferecer o atendimento. Segundo ele, a pasta vai desembolsar R$10 mil/mês em despesas com pessoal para o expediente nas duas farmácias. “Vamos dar um passo de cada vez. Já haverá um grande impacto com a abertura no turno da noite e aos fins de semana”, argumenta.

Além dos horários restritos, nem todos os medicamentos da lista básica da rede municipal poderão ser retirados nas unidades de pronto-atendimento. Apenas os itens destinados aos casos de urgência e emergência. Conforme informações do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, a lista de medicamentos padronizados da farmácia básica conta com 120 itens no total. Destes, cerca de 60 remédios estarão disponíveis para entrega nas farmácias das duas UPAs, incluindo antimicrobianos, analgésicos, antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamatórios, sais para reidratação oral e anti-helmínticos.

Validade das receitas médicas na rede local será ampliada de 90 para 180 dias. Secretaria de Saúde também comunicou ontem que a validade das receitas médicas será ampliada de 90 para 180 dias na rede municipal. Uma portaria será publicada ainda em dezembro para oficializar a medida. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, a prorrogação da validade das receitas médicas deverá ter reflexos diretos no atendimento. “A troca de receitas de uso contínuo gera uma demanda muito grande das UBSs [Unidades Básicas de Saúde] e até nas URSs [Unidades Regionais de Saúde] para marcação de consultas. Com isso, vamos desafogar a demanda de cerca de 15 mil pessoas que buscam as unidades apenas para troca de receitas”, ressalta.

Além disso, o presidente da Funepu, José Eduardo Reis Félix, acrescentou que a medida também atingirá as UPAs, pois muitos pacientes acabam recorrendo ao pronto-atendimento para trocar receitas se não conseguem datas para consultas na rede básica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por