POLÍTICA

Petrobras responde questionamento do MPF sobre leilão da planta de amônia

Na semana que passou, a Petrobras enviou resposta aos questionamentos feitos pelo Ministério Público Federal de Uberaba

Thassiana Macedo
Publicado em 19/11/2017 às 19:56Atualizado em 16/12/2022 às 08:57
Compartilhar

Reprodução

Thales Messias Pires Cardoso, procurador da República em Uberaba, já manifestou sua preocupação com a perda de recursos com o fim do projeto

Na semana que passou, a Petrobras enviou resposta aos questionamentos feitos pelo Ministério Público Federal de Uberaba, dentro do prazo estabelecido pelo procurador da República Thales Messias Pires Cardoso. No fim de outubro, o procurador instaurou procedimento preparatório para apurar possíveis danos ao patrimônio público devido à paralisação das obras da planta em Uberaba. À reportagem, o procurador adiantou apenas que agora os documentos seguem para análise.

Conforme já noticiado pelo JM, o Ministério Público Federal pode requerer a suspensão do leilão dos equipamentos da fábrica de amônia em Uberaba, que inicialmente estava previsto para acontecer entre os dias 21, 22 e 23 de novembro e foi adiado agora para os dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2018, caso a resposta da Petrobras não explique a publicação que estabelece os critérios para a venda de equipamentos da planta.

Ao adiar o leilão dos equipamentos, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, determinou a formação de um grupo de trabalho para realizar estudo sobre a viabilidade da unidade de fertilizantes que estava prevista para o Distrito Industrial 3. A prorrogação do leilão se dá por exatos 60 dias para a conclusão do estudo e definição de novas estratégias.

Em reunião com o prefeito Paulo Piau (PMDB), o procurador declarou que a perda dos recursos públicos já investidos na obra é grave e destacou ainda o impacto social e econômico sobre a comunidade. Todas essas questões serão avaliadas por Cardoso antes de decidir pelo ajuizamento ou não de uma ação civil pública para solucionar a questão. No caso da unidade de Uberaba, o edital divulgado pela empresa pública prevê somente a comercialização dos equipamentos, o que representa o sucateamento dos recursos já investidos no projeto local, e essa decisão poderia encerrar os esforços para a retomada do empreendimento no município pela iniciativa privada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por