POLÍTICA

Equipe do IBGE e representantes da Prefeitura preparam Censo Agropecuário

Para organizar a realização do Censo Agropecuário 2017, equipe do IBGE se reuniu ontem com representantes da Prefeitura

Gisele Barcelos
Publicado em 07/06/2017 às 23:35Atualizado em 16/12/2022 às 12:49
Compartilhar

Para organizar a realização do Censo Agropecuário 2017, equipe do IBGE se reuniu ontem com representantes da Prefeitura. O levantamento começará a ser feito em outubro e a coleta de dados deverá se estender por cinco meses.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, será oferecido suporte aos recenseadores para identificar as propriedades rurais. “Como Uberaba tem 450 mil hectares de área e cerca de 3500 produtores rurais, é muito difícil acharem todos. Vamos viabilizar o acesso da equipe para fazer as entrevistas”, ressalta.

Saad pondera que as informações do censo são importantes para o município e podem até se converter em aumento de receitas para os cofres da Prefeitura. “A gente recebe repasses com base no VAF e a movimentação do setor agropecuário é um dos itens analisados. Então, o censo vai nos dar números sobre a quantidade de negócios realizados neste segmento, tanto em relação ao gado quanto à safra de grãos. Teremos informações da produção do nosso município e vamos poder discutir qual será o retorno para o município do que é pago em impostos”, ressalta.

O prefeito Paulo Piau acrescenta que o poder público é o maior interessado no resultado do levantamento e afirma que os recenseadores terão total apoio no trabalho de campo. “Vamos trabalhar nessa parceria para orientar o IBGE o máximo possível, conversar com as pessoas, empresas e parceiros para mostrar toda a estrutura, o que é o censo, o objetivo, para oferecer segurança para os produtores”, posiciona.

Já superintendente do IBGE em Minas Gerais, Maria Antônia Esteves da Silva, destaca que o censo fornecerá dados ao município para o desenvolvimento de novas políticas públicas.

Cerca de 15 recenseadores percorrerão a área rural de Uberaba para realizar as entrevistas e o cadastro das coordenadas geográficas das propriedades. Os questionários contam com 565 perguntas, separadas em grupos temáticos de acordo com a área do produtor.

O processo seletivo para selecionar a equipe de recenseadores já está em andamento. O orçamento do Censo Agropecuário de 2017 sofreu um corte de mais de 50%. Diante desta contingência, o corpo técnico do IBGE teve de reduzir o número de contratados temporários para a operação. A previsão, que era de 82 mil pessoas, passou 26 mil integrantes.

Com a equipe reduzida, o prazo para coleta do Censo Agropecuário foi ampliado de 90 dias para cinco meses. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por