POLÍTICA

Produtores denunciam que importação ilegal de leite em pó derrubou o preço nacional

Lideranças do setor posicionaram ao ministro Blairo Maggi, que a situação derrubou o preço do produto nacional

Gisele Barcelos
Publicado em 14/02/2017 às 15:23Atualizado em 16/12/2022 às 15:10
Compartilhar

Produtores de leite denunciaram importação ilegal de leite em pó no ano passado. Lideranças do setor posicionaram ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que a situação derrubou o preço do produto nacional e resultou em prejuízos para os fazendeiros.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges, os produtores aguardavam a recuperação do preço do leite para compensar o aumento dos custos de produção causa da alta do milho e da soja. No entanto, a entrada do leite em pó importado causou transtornos à cadeia produtiva. “Os custos não diminuíram e o leite baixou muito preço, quando a gente começaria a sair do sufoco”, reforça.

O ministro posicionou que já o governo federal já tinha conhecimento das denúncias e uma investigação foi aberta em outubro do ano passado para averiguar o caso. “Está sendo verificado o leite que foi importando principalmente do Uruguai, pois foram volumes muito superiores à capacidade que eles têm de produção. Temos que seguir o caminho burocrático normal e pedimos à Camex [Câmara de Comércio Exterior] para investigar”, declara.

Se confirmadas irregularidades, Maggi afirma que haverá punições. Entretanto, não há prazo para finalizar a apuração. “Comprovado que o Uruguai usou de subterfúgios para trazer leite para o Brasil, poderemos retaliar, ou seja, colocar cota ou até deixar de importar leite deles nesse período”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por