POLÍTICA

Sessões plenárias de fevereiro serão de adaptação para novos vereadores

Nada de pautas carregadas ou projetos polêmicos até que os novos vereadores se habituem ao exercício da função

Marconi Lima
Publicado em 10/02/2017 às 22:29Atualizado em 16/12/2022 às 02:33
Compartilhar

A pauta da primeira reunião ordinária de fevereiro está marcada para o próximo dia 13 na Câmara Municipal de Uberaba (CMU), mas a ideia da Mesa Diretora é que o primeiro mês de atuação da nova Legislatura seja de adaptação. Nada de pautas carregadas ou projetos polêmicos até que os novos vereadores se habituem ao exercício da função.

O presidente da CMU, Luiz Dutra (PMDB), disse que se trata de uma estratégia para que os novatos comecem a se acostumar com o ritmo do parlamento. Ele garantiu que pelo menos nesse primeiro momento as proposições polêmicas estarão de fora das discussões em plenário. O primeiro teste da nova legislatura aconteceu no dia 6 de fevereiro, em uma reunião extraordinária que definiu a formação das 21 comissões permanentes da CMU.

A atual legislatura conta com seis parlamentares em primeiro mandato. E dois deles têm o comando das duas comissões mais cobiçadas da Casa: Justiça, Legislação e Redação e a de Orçamento e Finanças. À frente delas, Fernando Mendes (PTB) e Agnaldo Silva (PSD), respectivamente. E os dois, coincidentemente, têm cargos na Mesa Diretora. Agnaldo Silva é vice-presidente da CMU e Mendes, o segundo secretário.

Comissões. Aliás, na formação das comissões permanentes, os novatos se destacaram. Mendes por exemplo, além do colegiado mais cobiçado do Parlamento Municipal, ainda presidirá a Comissão de Desenvolvimento Social e também a de Fiscalização Alimentar e Nutricional.

Agnaldo Silva acumulou junto com Orçamento e Finanças, Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Comissão de Desenvolvimento do Agronegócio. O vice-líder do Governo na CMU, Rubério Santos (PMDB), presidirá as comissões de Educação e Cultura e Defesa do Consumidor e do Patrimônio Público.

Mais um novato, Cleomar Barbeirinho (PHS) preside a Comissão de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos; e Thiago Mariscal (PMDB), a de Esporte e Lazer. Já Ronaldo Amâncio (PTB) comandará os trabalhos da Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por