POLÍTICA

Mães pedem apoio dos vereadores para Saúde cumprir entrega de leite

Um grupo de mães esteve ontem no plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) para pedir apoio aos parlamentares

Marconi Lima
Publicado em 20/03/2015 às 07:52Atualizado em 17/12/2022 às 00:54
Compartilhar

Fot Jairo Chagas

Um grupo de mães esteve ontem no plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) para pedir apoio aos parlamentares para que a Secretaria de Saúde forneça leite especial para crianças que possuem alergia ao produto convencional. Elas garantiram que já têm decisão favorável da Justiça para que o poder público forneça o produto, mas isso ainda não aconteceu.

A técnica de enfermagem Gisele Borges disse que o filho tem alergia a proteína do leite e, por isso, precisa do produto especial, que é importante para a alimentação da criança. “Cada lata custa em média R$190 e dura cerca de três dias. Já conseguimos uma decisão na Justiça em janeiro, mas até agora o produto não nos foi fornecido”, lamenta Gisele.

O vereador Franco Cartafina (PRB) ressaltou que famílias de Ponte Alta com o mesmo problema procuraram sua equipe solicitando ajuda. “Esse assunto deve ser capitaneado pela Comissão de Saúde e amparado por todos os vereadores”, frisou. O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) destacou que o cidadão só recorre à Justiça nesses casos quando sua demanda não recebe uma resposta da administração municipal. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcelo Machado Borges, Borjão (DEM), disse que o colegiado vai acompanhar o caso dessas mães.

Depois da Câmara, o grupo, com quatro mães, seguiu para a Secretaria de Saúde, onde foi recebido pelo secretário Marco Túlio Cury. O secretário informou que o município não pode comprar sem obedecer à Lei de Licitações, que possui prazos rígidos, o que tem atrasado o processo. Caso faça a compra direta, a Prefeitura também é penalizada. “A Secretaria de Saúde está trabalhando agora em um planejamento das necessidades de cada pessoa que vem aqui. Ou seja, vamos definir os medicamentos a serem adquiridos para fazer uma compra anual, evitando o desabastecimento, mesmo assim temos que acertar esse procedimento para buscar uma solução que não fira a lei”, explica Cury.

O secretário da pasta também agendou reunião com os juízes responsáveis pelas ordens judiciais. O objetivo é ajustar o atendimento dos pedidos. A Prefeitura reiterou que, apesar de o mandado judicial ter sido expedido para que o município forneça o leite, o poder público não fica liberado para comprar fora dos trâmites legais. Assim, todo protocolo de compra deve ser seguido conforme determina a lei. A expectativa é que, juntos, poderes Executivo e Judiciário possam encontrar uma solução legal para o problema.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por