POLÍTICA

Falta de dentista na UPA São Benedito é denunciada ao Ministério Público

Prefeitura diz que já contratou dentistas e plantão deve voltar semana que vem

Gisele Barcelos
Publicado em 11/08/2022 às 22:44Atualizado em 18/12/2022 às 21:13
Compartilhar

Denúncia feita pelo vereador Paulo César Soares China aponta que a UPA São Benedito tem dentistas plantonistas em apenas dois dias por semana (Foto/Arquivo)

Protocolada ontem no Ministério Público, denúncia que aponta falta de dentistas e corte nos horários de plantão odontológico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São Benedito. No ofício apresentado à Promotoria, o vereador Paulo César Soares China (PMN) relatou que o quadro de profissionais está incompleto e isso restringiu o plantão a apenas dois dias da semana.

O parlamentar informou que a UPA São Benedito contava com, no mínimo, cinco dentistas, que se revezavam para oferecer diariamente o plantão odontológico no local, mas no início do ano houve redução no número de profissionais e a situação prejudica o atendimento aos pacientes. “De cinco meses pra cá, aquela UPA passou a contar com apenas dois dentistas, que atendem somente às terças e quintas, das 18h às 6h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h, permanecendo os munícipes sem esse serviços nos demais dias de semana, ou seja, segunda, quarta e sexta, além do período noturno dos sábados e domingos e feriados”, continua o texto.

Na denúncia, o vereador argumentou que foi informado que os profissionais eram contratados e o prazo do contrato encerrou, mas a Prefeitura não tomou providências para preencher as vagas. “O município de Uberaba não aditou [os contratos], não realizou nova contratação e tampouco destinou dentistas de carreira (concursados) para atenderem naquela UPA”, acrescentou o documento.

Além disso, o autor da representação ressaltou que a UPA do Mirante não possui nenhum dentista plantonista e não oferece esse tipo de atendimento. Por isso, reivindicou que o quadro de profissionais da unidade São Benedito seja regularizado.

No documento, o vereador ainda solicitou que o Ministério Público determine que a UPA do Mirante também comece a disponibilizar o plantão odontológico para atender os pacientes da rede pública. Prefeitura diz que já contratou dentistas e plantão deve voltar semana que vem

Prefeitura informa que já finalizou contratação de dentistas para preencher lacunas na UPA São Benedito e restabelecer integralmente o plantão odontológico no local. A expectativa é que o atendimento diário seja retomado a partir da próxima semana.

Em nota, a Prefeitura confirmou que os plantões odontológicos na UPA São Benedito tiveram o horário reduzido por causa do vencimento de contratos de três profissionais que faziam o atendimento no local.

O texto informa que o processo para contratação de dentistas já foi realizado e a Secretaria de Saúde finaliza a recomposição do quadro para que os plantões na UPA São Benedito voltem ao normal já na quinta-feira (18).

Com as contratações previstas de três novos profissionais, os plantões voltarão a ser realizados com cinco plantonistas na UPA São Benedito, permitindo o retorno do atendimento de segunda a sexta-feira, das 18h às 6 horas.

Em relação à abertura do serviço na UPA do Mirante, a Prefeitura manifestou que a possibilidade não é cogitada porque não há espaço adequado no prédio da unidade para atendimento do plantão odontológico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por