POLÍTICA

Município espera repasse do Governo Federal para pagar o piso aos agentes

Gisele Barcelos
Publicado em 11/08/2022 às 22:43Atualizado em 18/12/2022 às 21:13
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Prefeita Elisa Araújo, durante entrevista à Rádio JM, quando falou sobre o pagamento do Piso aos agentes comunitários de saúde

Prefeitura ainda não tem previsão para começar o pagamento do novo piso salarial aos agentes comunitários de saúde. Em entrevista à Rádio JM, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) ressaltou que aguarda o repasse de verba do Ministério da Saúde para custear a nova remuneração da categoria e preferiu não especificar data para o reajuste no vencimento para não gerar expectativa nos servidores.

Conforme a chefe do Executivo, a cobrança está sendo feita junto ao governo federal para tentar sanar a questão. Ela afirmou, inclusive, que um contato foi feito esta semana no Ministério da Saúde e a informação é que o recurso extra deve ser disponibilizado em 30 dias para o município.

Se o prazo se confirmar, a prefeita manifestou que a expectativa seria começar o pagamento do novo piso salarial aos agentes comunitários em setembro ou em outubro. Entretanto, ela argumentou que é preciso esperar o repasse efetivo da verba para um posicionamento definitivo. “Só poderemos confirmar a hora que tivermos a data certa do depósito dos recursos na conta da Prefeitura”, disse.

Enquanto o início do pagamento do novo piso para os agentes comunitários de saúde segue indefinido, a Prefeitura já recebeu o repasse referente aos agentes de endemias no fim de julho e anunciou que começará a pagar a nova remuneração à categoria na folha de agosto.

Junto com o salário do mês, que deve ser liberado no último dia útil de agosto, os agentes de Zoonoses também receberão em cota única o valor do aumento acumulado retroativo a maio, junho e julho.

O Congresso Nacional aprovou em abril o aumento da remuneração dos agentes, de R$1.550 para R$2.424, conforme aprovado no Congresso. No entanto, a lei estabeleceu que o pagamento do novo piso dependeria do repasse de recursos pela União aos municípios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por