POLÍTICA

Gestão regional do lixo passa a ser executada no começo de 2023

Consócio foi declarado oficialmente vencedor três meses após a realização do leilão na Bolsa de Valores de São Paulo

Gisele Barcelos
Publicado em 11/08/2022 às 22:40Atualizado em 18/12/2022 às 21:13
Compartilhar

Foto/Reprodução

Leilão da concessão aconteceu na Bolsa de Valores de São Paulo há três meses e agora o resultado foi devidamente homologado

Três meses após a realização do leilão para a concessão do gerenciamento regional do lixo, o consórcio formado pelas empresas Soma Ambiental e a Seleta Ambiental foi oficialmente declarado vencedor do processo. O ato foi publicado na última edição do Porta-Voz, após a outra concorrente não apresentar recurso contra o resultado.

Segundo a diretora do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional), Vanessa Silva Faria, a previsão é que o contrato com o ganhador do leilão seja assinado em setembro. A partir daí, o grupo terá 90 dias para realizar as adequações necessárias e assumir a prestação de serviços nos oito municípios da região que integram a concessão.

O presidente do Convale, Renato Soares de Freitas, diz que o período de transição deverá terminar em dezembro e a expectativa é que a concessionária esteja à frente da coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos na região no início de 2023.

Com a entrada em operação da concessionária responsável pelo gerenciamento regional do lixo, a cobrança da taxa de coleta de resíduos sólidos em Uberaba não será mais feita junto com o IPTU no ano que vem. A população passará a pagar o valor mensalmente na conta de água.

Pela proposta de preço apresentada pelo consórcio vencedor do leilão, a taxa paga será inicialmente de R$0,769158 por metro cúbico de água consumida. Isso corresponde a 78% da tarifa base oferecida no leilão.

O valor parcial será mantido até que a concessionária cumpra as metas estabelecidas para os primeiros cinco anos do contrato, que prevê a instalação da tecnologia necessária para reaproveitamento do lixo e a redução do percentual de resíduos destinados para o aterro.

Se tiver interesse, a concessionária pode antecipar o cronograma de execução dos investimentos. A partir da comprovação do cumprimento das metas, será cobrada a tarifa base integral e o valor cobrado da taxa de coleta passará a ser de R$0,9861 por m³ de água consumida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por