POLÍTICA

Uberaba tem 22 pedidos de registro de candidatos, com algumas surpresas

Gisele Barcelos
Publicado em 08/08/2022 às 22:07Atualizado em 18/12/2022 às 21:21
Compartilhar

Foto/Divulgação

No PDT, enquanto teve a desistência de Lerin, houve a homologação de Josimar Rocha para Federal e Madiene Sena, da banca de acarajé, para estadual

Partidos em Minas Gerais já solicitaram, até o momento, 429 pedidos de candidaturas para deputado federal e 546 para estadual à Justiça Eleitoral. Na lista, 22 nomes são de pessoas baseadas em Uberaba, sendo 12 postulantes à cadeira na Assembleia Legislativa e dez concorrentes à vaga na Câmara Federal.

Entre as solicitações de registro apresentadas ao TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), as listas do Democracia Cristã (DC) e do PDT trouxeram surpresas por incluírem nomes que estavam fora do radar nos bastidores políticos.

Na chapa de deputados estaduais, o DC inseriu o tenente do Corpo de Bombeiros Wellington Leopoldino entre os candidatos para as eleições de outubro para deputado estadual, até então pouco conhecido no cenário político de Uberaba.

Além disso, o partido apresentou à Justiça Eleitoral o pedido de registro do ex-presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, José Arlênio Veneziano, para disputar vaga na Assembleia Legislativa, apesar de o próprio José Arlênio ter comunicado em nota no fim de julho que desistiu de candidatura nas eleições deste ano.

Procurado pela reportagem do Jornal da Manhã, o líder classista reafirmou que não concorrerá no pleito deste ano e disse que a decisão já havia sido devidamente comunicada ao partido.

De acordo com ele, a inclusão nos pedidos de registro deve ter sido um equívoco da direção, mas será corrigido.

Já o PDT requereu o registro de candidatura de Madiene Sena para vaga na Assembleia Legislativa. Ela tem uma banca de acarajé no bairro Boa Vista, mas até então não era conhecida no cenário político local.

Outra surpresa ocorreu na chapa de deputados federais do PDT pela ausência de Antônio dos Reis Gonçalves Lerin entre os pedidos de registro apresentados pela sigla. Embora ele tivesse declarado anteriormente que participaria da disputa, o único nome de Uberaba na chapa foi Josimar Rocha.

Em resposta ao Jornal da Manhã, Lerin negou que o PDT tenha decidido não lançar o nome dele para concorrer à vaga na Câmara Federal. Segundo ele, foi opção própria desistir da candidatura devido ao número elevado de postulantes em Uberaba. “Diante do fato de ter mais de uma dezena de candidatos a deputado federal e Uberaba correr o risco de não eleger nenhum, estou abrindo mão de disputar as eleições em favor da cidade, para que depois não seja julgado como uma das pessoas que atrapalharam a eleição de deputados em Uberaba”, argumentou.

Com um alto número de postulantes tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara Federal, Lerin posicionou, inclusive, que Uberaba corre o risco de ficar sem representantes em Belo Horizonte e Brasília. “Infelizmente, não dá para acreditar em Papai Noel. Com essa quantidade de candidatos, posso afirmar que Uberaba não vai eleger ninguém”, alegou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por