POLÍTICA

Datafolha MG: Zema lidera com 48% das intenções de voto; Kalil tem 21%

Agência Estado
Publicado em 01/07/2022 às 22:31Atualizado em 18/12/2022 às 21:49
Compartilhar

Romeu Zema (Novo), tem 48% das intenções de voto e aparece em primeiro lugar no primeiro turno. Alexandre Kalil (PSD), apresenta 21% (Foto/ArquivoJm)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 48% das intenções de voto e aparece em primeiro lugar no primeiro turno da disputa pelo governo do Estado, diz pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 1º, pelo jornal Folha de S. Paulo. Em seguida, vem o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 21%.

O senador Carlos Viana (PL), pré-candidato do partido do presidente Jair Bolsonaro, tem 4%. Em seguida, vêm os pré-candidatos Vanessa Portugal (PSTU), com 3%, Renata Regina (PCdoB) e Miguel Corrêa (PDT), com 2% cada um. Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (PSOL) e Saraiva Felipe (PSB) têm 1% cada. O PSB retirou a pré-candidatura de Felipe e anunciou adesão a Kalil, que também é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Não sabem em quem votar 10% dos entrevistados e declararam voto em branco, nulo ou em ninguém 8%.

A pesquisa foi contratada pela Folha. O instituto ouviu 1.204 eleitores em 52 cidades de Minas Gerais entre quarta-feira, 29, e esta sexta-feira, 1º. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números MG-07688/2022 e BR-08684/2022.

Aliança Lula-Kalil

No final de maio, o ex-presidente Lula formalizou a aliança com Kalil em Minas Gerais. "Com o presidente Lula, vamos tirar Minas do buraco", afirmou o ex-prefeito de Belo Horizonte no Twitter. A união envolveu a escolha do vice na chapa do ex-prefeito, que será o deputado estadual André Quintão (PT), e a escolha de um candidato único ao Senado - o senador e candidato à reeleição Alexandre Silveira (PSD-MG), ex-presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no primeiro governo do petista.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por