POLÍTICA

Uberaba inaugura primeira Central de Logística Reversa do interior de Minas

Publicado em 01/07/2022 às 21:46Atualizado em 18/12/2022 às 21:49
Compartilhar

A Central de Logística Reversa está instalada no Ceta, no Parque das Barrigudas (Foto/Divulgação)

O Ministério do Meio Ambiente e a Prefeitura de Uberaba, por meio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), inauguraram nessa sexta-feira a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos no município. Esta é a primeira unidade do interior de Minas Gerais e tem a parceria da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos (Abree), que ficará responsável pela retirada dos produtos armazenados em Uberaba e, também, pela destinação ambientalmente correta, conforme convênio assinado.

O presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, destacou que agora a população terá um espaço para a destinação correta dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que estão sem utilidade. “Todo esse material será direcionado para a Abree, sem nenhum custo para a Codau. É um marco histórico para a nossa cidade, que foi a primeira do interior do Estado a compor esta associação”, enfatizou.

A solenidade de inauguração contou com a presença da diretora de Gestão de Resíduos Sólidos e Qualidade do Solo do Ministério do Meio Ambiente, Juliana Carvalho Rodrigues. Ela ressaltou que Uberaba avança com a implementação desta Central para destinação adequada dos resíduos eletroeletrônicos, que podem ser desde um fone de ouvido até uma geladeira, por exemplo. “Esses materiais têm valor e podem ser reinseridos na cadeia produtiva. O reaproveitamento desses resíduos é uma medida sustentável e que também traz benefícios sociais e econômicos”, completou. De acordo com ela, esta inauguração está alinhada ao Programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente.

A Central de Logística Reversa está instalada no Centro de Tecnologia e Educação Ambiental (Ceta), no Parque das Barrigudas, na Univerdecidade. O funcionamento para a entrega dos materiais é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. Podem ser descartados na Central, por pessoas físicas, produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos e seus componentes, tais como geladeira, fogão, computador, celular, rádio, televisão, bebedouro, cafeteira, câmeras de vídeo e fotográfica, impressora, máquinas de lavar roupa e louça, ventiladores de teto e mesa, modem, roteador, micro-ondas, entre outros.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por